Segunda, 20 Mai 2024

Apuração fica travada e eleições do Sindiupes têm resultado incerto

 

As eleições do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Espírito Santo (Sindiupes) aconteceram nos dias 28 e 29 de agosto e, após mais de uma semana desde o seu início, ainda não tiveram seu resultado definido. A apuração, que começou na última quinta-feira (30), ficou parada durante várias horas em praticamente todos os dias. O sindicato é o maior do Estado, acumulando cerca de 24 mil filiados.
 
No pleito, que está sendo disputado por duas chapas, as tensões entre os grupos marcaram todo o processo, atingindo até a comissão eleitoral, composta inicialmente por cinco membros. Por vários dias, ela funcionou apenas com duas e até com uma pessoa, o que tem atrasado todo o processo.
 
Hoje, já no 6º dia de apuração, após praticamente todas as urnas terem sido apuradas, o resultado ainda é incerto. A diferença entre as duas chapas não ultrapassa os 200 votos, em um universo de mais de 9 mil votantes. Há um impasse com cinco urnas do pleito, sendo duas de Vitória, duas de Vila Velha e uma de Itaguaçu, que totalizam cerca de 600 votos. Além desses, há quase mil votos que foram feitos em separado, ou seja, por professores fora de suas escolas.
 
A questão é a tentativa de impugnação dessas urnas, por problemas no processo de votação. Os votos podem mudar completamente o atual quadro das eleições, e as disputas entre as chapas cresceram exatamente por isso. A expectativa é que a apuração acabe amanhã (5), muito provavelmente na madrugada, se o processo não parar novamente.
 
A apuração das eleições está sendo realizada no Clube Ítalo-Brasileiro, na Ilha do Boi, em Vitória. A escolha do local também tem recebido críticas. O espaço tem um alto custo de locação, além de ser considerado de difícil acesso. 

Veja mais notícias sobre Cidades.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 20 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/