Terça, 23 Abril 2024

Dia da Favela será realizado pela primeira vez em Vila Velha

favela_Vilavelha PMVV
PMVV

A Central Única das Favelas do Espírito Santo (Cufa-ES) realiza, no próximo dia 4 de novembro, o Dia da Favela, pela primeira vez no município de Vila Velha. Comemorado em todo o Brasil, a segunda edição do evento capixaba será realizada na quadra da escola de samba São Torquato, às 9h, destacando a resistência e potência existente nas comunidades brasileiras.

"A intenção é trazer um momento de reflexão sobre o que é a favela e estar nessas condições, a série de vulnerabilidades que existe nesses territórios, a desigualdade social, e o abandono do poder público, mas não só isso. É também para comemorar os talentos e potências que nós temos nesses territórios, artistas, fazedores de cultura, esportistas", explica o coordenador da Cufa-ES, Gabriel Costa.

Essa será a segunda vez que o Dia da Favela é realizado no Espírito Santo. Em maio deste ano, o de Vila Velha sancionou a Lei Nº 6.444/2021, instituindo a data, que agora faz parte do calendário oficial de eventos da cidade.

"Serão realizados eventos esportivos e culturais, bem como palestras, audiências públicas e reuniões visando a discussão de assuntos que visem o acesso desses territórios às políticas públicas em todos os seus setores", diz a lei.

Antes da promulgação da legislação, o Dia da Favela tinha sido comemorado no Espírito Santo em 2019, na Serra. Em 2020, a programação não foi realizada em razão da pandemia do coronavírus.

Este ano, serão doze horas de programação, contando com oficinas de grafite, pipa, dança, customização e culinária. O evento também contará com apresentações culturais como capoeira, hip hop, slam e batalhas de rima.

"O nosso objetivo é mostrar que favela não é só carência, ela é potência. Existem, sim, as vulnerabilidades. Nós precisamos, sobretudo nesse momento, buscar políticas públicas sociais também para mudar essas realidades de vulnerabilidade, porém, também comemorar essas qualidades e a potência que nós temos nesse espaço", ressalta Gabriel.

Os artistas que desejam se apresentar no dia, devem se inscrever acessando o link: https://bityli.com/gzugyB. Já para participar das oficinas e palestras, é preciso se inscrever por meio do link: https://bityli.com/CKyGJV.

Resistência na pandemia

A Central Única das Favelas está presente em 5 mil favelas no Brasil, promovendo ações nas áreas da educação, lazer, esportes, cultura e cidadania. Durante a pandemia, a organização fundada há 20 anos, iniciou a campanha "Tem Gente com Fome", juntamente com as entidades Gerando Falcões e Frente Nacional Antirracista, com o objetivo de combater o cenário de fome agravado pela pandemia da Covid-19.

No Espírito Santo, 215 mil famílias foram atendidas em 2020 por meio do projeto "Mães de Favela". Até abril de 2021, mais de 20 mil lares já tinham sido alcançados pelas lideranças da Cufa-ES que estão distribuídas pelo Estado. Só na Grande Vitória, são 22 bases de atendimento.


Atividades

- Roda de Capoerira - Grupo Beribazu

- Sarau "Batalha de Slam"

- Batalha de Rap

- Apresentações musicais (período da noite). Confirmados: Lucy Lima, Veny King, Lis Felix, L3nda, Dasilva, Tião Câncio & Rony, Escola de Samba São Torquato

- Apresentação da bateria da escola de samba.

- Exposição de livros no espaço "Favela Literária" (durante todo o evento). Escritores e escritoras confirmadas: Dasilva

- Exposição P.A.N.Cs Nutrição - estande com equipe dando orientações de consumo Plantas Alimentares Não Convencionais. A equipe levará o material exposto (plantas não alimentícias, bolo, suco, folders informativos para distribuição).

- Unisales - equipe aferindo pressão e passando orientações sobre controle de pressão alta.

- Exposição de artesanato.

- Exposição "Fotografia das Favelas do Espírito Santo".

- Workshop "Cabelos Afro e Consciência" - Oficina de penteados afros

- Palestra sobre empreendedorismo Sebrae

- Oficinas de artesanato - pintura em tecido, Pipa, Grafite, Percussão e Capoterapia.

Veja mais notícias sobre Cidades.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 23 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/