quinta-feira, dezembro 12, 2024
22.1 C
Vitória
quinta-feira, dezembro 12, 2024
quinta-feira, dezembro 12, 2024

Leia Também:

Famílias do campo são contempladas com moradias em São Gabriel da Palha

Famílias agricultoras em São Gabriel da Palha, ao todo 51, realizarão o sonho da casa própria nesta sexta-feira (27), com a entrega das moradias construídas a partir do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), coordenado pela Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Espírito Santo (Fetaes).

As residências integram os empreendimentos Morada de São Gabriel e Fetaes São Gabriel, frutos de uma parceria da Fetaes com sindicatos filiados, governos estadual e federal – Caixa.

O presidente da Federação, Julio Mendel, explica que essa é mais uma conquista do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), realizado pela Fetaes. “Nosso objetivo é continuar trabalhando para que mais pessoas conquistem esse sonho, uma vez que todos merecem uma moradia digna”, afirma.

Até o final deste ano, a entidade espera entregar mais 95 moradias, sendo 47 unidades em Itaguaçu, 28 em Itarana e 20 no Assentamento Novo Sonho, em Ecoporanga. Outras 68 estão em execução nos Assentamentos Franqueza e Realeza I e II, também em Ecoporanga.

Para 2019, a expectativa é de construir mais 423 unidades habitacionais em toda a zona rural do Estado.

Resultados da luta dos trabalhadores

O Programa Nacional é resultado da luta do MSTTR, tendo sido implementado graças às reivindicações feitas no Grito da Terra Brasil (GTB) – realizado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag), Fetaes e Sindicatos – em 2009, onde milhares de trabalhadores rurais foram às ruas lutar por melhorias no campo. 

Criado pela Medida Provisória (MP) 459, o Programa foi depois convertido na Lei nº 11.977/2009, no âmbito do Programa Minha Casa, Minha Vida, com objetivo de subsidiar a produção de Unidade Habitacional (UH) aos agricultores familiares.

O Grupo I do Programa concede subsídios com recursos do Orçamento Geral da União (OGU) ao beneficiário (pessoa física), agricultor familiar ou trabalhador rural, ligado a uma entidade organizadora, para a aquisição de material para a construção, conclusão ou reforma/ampliação da unidade habitacional em área rural.

A Fetaes, de forma direta, já executou pelo programa 733 unidades habitacionais finalizadas em todo Espírito Santo.

A solenidade de entrega das 51 moradias acontecerá nesta sexta-feira (27), às 10h, no Centro de Eventos Palácio do Café Conilon, em São Gabriel da Palha.

Mais Lidas