quarta-feira, junho 25, 2025
19.9 C
Vitória
quarta-feira, junho 25, 2025
quarta-feira, junho 25, 2025

Leia Também:

A influência do grupo no consumo individual

Nas sociedades atuais os indivíduos fazem parte de vários e diferentes grupos sociais, sendo o alvo deste artigo.
 
Já parou algum dia para pensar que os grupos sociais nos quais está inserido influenciam também em seu comportamento de consumo? A começar pela influência advinda do grupo familiar de origem. Para essa reflexão é necessário responder: Como os seus pais e irmãos consomem? Refletem, planejam e se organizam antes de consumirem ou consomem primeiro e depois avaliam se era ou não necessário, se cabia ou não em seu orçamento, se era o momento oportuno ou se poderia aguardar? São previdentes ou imprevidentes em relação à forma como usam o dinheiro? Prezam pela formação de reservas ou não?
 
Lembrando que, o ambiente de origem, tem grande influência para a formação dos valores, costumes, hábitos e posturas individuais, fica mais fácil para entender que a forma como consumimos segue um padrão de repetição, que nem sempre é o correto e/ou sustentável.
 
Após esta avaliação observe o seu comportamento de consumo. Identifica algum comportamento reproduzido de seu núcleo familiar? Com certeza achará comportamentos repetidos positivos e também outros negativos. Nada que não possa ser modificado ou melhorado em prol da saúde e sustentabilidade financeira.
 
Somos seres sociais, integramos grupos específicos e cumulativos, em todas as fases da vida. Seja na família, na comunidade, na escola, no trabalho, na religião, nas amizades e, todos eles influenciam para o nosso comportamento de consumo.
 
Quando estamos em grupo e vemos um dos membros consumindo, parece que “automaticamente” desperta a intenção de consumo nos outros membros. Então podemos apontar que: a ação de consumo de um membro do/no grupo tende a despertar a intenção de consumo nos demais, o que pode gerar a motivação e a repetição da ação de consumo, movido pelo impulso, geralmente com compras/gastos desnecessários.
 
Quanto ao consumo por reação, do tipo: fulano comprou um sapato novo e despertou em você o desejo pelo consumo. Isso é um exemplo de consumo por reação, influenciado pelo status, pela emoção e culminando no impulso. Quando a compra ocorre com esta motivação e culmina no impulso, tende a gerar posteriormente um sentimento como o que o de uma recaída, carregado de arrependimento, de culpa e de frustração.
 
Os indivíduos aprendem com o ambiente onde se desenvolvem, mas também o transformam com suas ações. Assim, entendemos que somos influenciados e que influenciamos, uns aos outros, através do nosso comportamento, postura e atitudes.
 
Somos espelhos. Visualizamos e refletimos imagens e comportamentos a todo o momento. O desafio é: como agir coletivamente contagiando os grupos sociais para a adoção de um comportamento de consumo consciente, que supra a necessidade, realize sonhos, dê prazer e que acima de tudo, seja sustentável.
 
Pensar sistemicamente e agir individualmente.
 

Ivana Medeiros Zon, Assistente Social, especialista em Saúde da Família e em Saúde Pública,Educadora Financeira, membro da ABEF – Associação Brasileira de Educação Financeira, palestrante, consultora, colunista do Portal EduFin www.edufin.com.br

https://sites.google.com/site/saudefinanceiraivanamzon/

Mais Lidas