sábado, novembro 15, 2025
26.9 C
Vitória
sábado, novembro 15, 2025
sábado, novembro 15, 2025

Leia Também:

???A Pátria de chuteiras???

Faltam poucos dias para a Copa do Mundo, quando milhões pelo mundo afora poderão ver a nossa “Pátria de chuteiras”. Aqui dentro temos divergências e isso é democrático, pois os movimentos sociais são bem vindos, quando organizados sobre legítimos interesses populares, defendendo um projeto de sociedade pautado na busca de mais direitos, melhor qualidade de vida e condições dignas de trabalho e sobrevivência.
 
O movimento sindical, principalmente o cutista, aprendeu e ensinou em suas lutas, que o povo deve estar organizado e mobilizado para a luta por melhores condições de vida e bem estar, com direito a 8 horas de trabalho, 8 horas de lazer e 8 horas de descanso.
 
Estar organizado, é pertencer a alguma organização com propostas definidas dentro de um projeto de sociedade que atenda os interesses de quem produz a riqueza do país, é ter direção e sentido para seguir. 
 
Aprendemos também que é mais fácil mobilizar quem pertence a alguma organização, que segue sua direção e seus propósitos, sem isso é um modelo anárquico de enfrentamento e resistência, que já usamos no passado e não funcionou para os nossos propósitos de construir uma sociedade com justiça social distribuição de renda, com o trabalhador participando das decisões nos espaços de poder.
 
Entre a copa, as reivindicações, as lutas e manifestações, no mínimo dois projetos de sociedade estão em disputa, um que contempla alguns interesses da classe trabalhadora, gerando empregos, controlando a inflação, valorizando o salário mínimo, distribuindo renda, atendendo um pouco mais o povo com políticas públicas para os mais necessitados e outro que busca concentrar a riqueza na mão de poucos, reduzindo políticas sociais atendendo os interesses da elite política e econômica no país que resiste há séculos no poder.
 
O movimento sindical é chamado a se posicionar, qual projeto defende? De que lado está? Qual a direção da sua organização? Que sentido tem a sua luta? A orientação do movimento sindical sempre foi “trabalhadores de todo o mundo uni-vos”, mas em torno de projetos, defendendo interesses da classe trabalhadora, não a manifestação pela manifestação. Toda luta deve ter objetivo definido, estratégia, tática e operacionalidade com definição de responsáveis para seu início, seu meio e também de como terminar.
 
Não chegamos ainda ao paraíso, mas também aprendemos na luta que, o ser humano não realiza aquilo que deseja, e sim consegue realizar aquilo que as condições objetivas da realidade permitem. 
 
A copa e os movimentos virão, os projetos continuarão em disputa, e serão as eleições que definirão quais interesses serão defendidos no próximo mandato do novo governo. As condições da realidade brasileira são as que estão aí, agora cabe a cada cidadão em suas organizações defenderem seus projetos de sociedade e defenderem os interesses daqueles que trabalham e constroem este país. 
 
Queremos torcer muito pelo Brasil para conquistar o hexa e a vida digna para todos. 
 
Vamos Brasilll!

Mais Lidas