sexta-feira, outubro 11, 2024
23.3 C
Vitória
sexta-feira, outubro 11, 2024
sexta-feira, outubro 11, 2024

Leia Também:

Afago no aliado

Desde o início da polêmica envolvendo a filiação do secretário de Agricultura Octaciano Neto ao PSDB na última terça-feira (3), o governador Paulo Hartung (PMDB), ao menos publicamente tem se mantido afastado do debate. Nos bastidores, porém, a impressão das lideranças é de que Hartung tem interesse, sim, na entrada do aliado no ninho tucano.  
 
Para tentar acabar com os ruídos, o governador começa a mandar recados sutis que servem para os partidos e para os deputados da base, descontentes com a atuação da equipe de Hartung, no sentido de pôr a mão no ombro do secretário, que é um de seus principais aliados no governo e para o processo eleitoral do próximo ano.
 
Nessa quinta-feira (12), o governador Paulo Hartung esteve na região do Caparaó e ao seu lado estava o secretário de Agricultura no ato de assinatura da ordem de serviço da estrada que liga a BR-262 em Iúna ao distrito de Pedra Roxa, em Ibitirama. A agenda oficial em um momento delicado como o atual serve de mensagem cifrada para os bons entendedores.
 
Parece ser um projeto palaciano a entrada do secretário no PSDB e daí o “atropelo” do vice-governador César Colnago para atender a um pedido do governador, de olho também no seu projeto de assumir o comando estadual do PSDB. Apesar do desgaste interno no PSDB, Colnago trabalha para garantir que a filiação de Octaciano à sigla, mesmo que para isso precise recorrer à mão pesada da nacional.
 
A movimentação de Hartung mostra ainda que o esperneio de alguns deputados estaduais, incluindo os da base governista contra o secretário, não vai surtir efeito, já que isso faz parte de um projeto maior, que inclui a reeleição de Hartung. Tanto que alguns que o apedrejavam na tribuna da Assembleia, já entenderam o recado e recolheram suas pedras. O grito da oposição, também não deve surtir efeito.
 
Ainda não se pode garantir qual será o palanque de Hartung em 2018, mas uma coisa é certa. Ele já escolheu seus companheiros para a campanha e Octaciano Neto tem vaga cativa em seu palanque, queira ou não a classe política.  
 
Fragmentos:
 
1 – A senadora Rose de Freitas (PMDB) aposta na Executiva Nacional do partido para garantir uma candidatura ao governo no Estado, mas será que uma decisão do diretório estadual em convenção partidária – na qual ela não teria tanta chance graças à influência de Hartung no partido – seria mesmo desrespeitada?
 
2 – O deputado Enivaldo dos Anjos (PSD) requereu a transposição da CPI da Máfia dos Guinchos para a próxima sessão legislativa. Pelo jeito está difícil de andar a fila das CPIs. Três pedidos de criação de colegiados estão na fila.  
 
3 – O governador Paulo Hartung (PMDB) participa de mais uma agenda ao lado do secretário de Agricultura Octaciano Neto em Brejetuba, na região serrana do Estado. Depois segue para curtir o restante do feriado prolongado.

Mais Lidas