Sexta, 03 Mai 2024

Beco sem saída

 

Em tempos de perdas financeiras, os prefeitos eleitos em Vitória, Luciano Rezende (PPS), e em Vila Velha, Rodney Miranda (DEM), poderão esbarrar em abacaxis difíceis de descascar a partir de 2013. A contar pela área da educação, que mexe com uma categoria que tem peso e unidade, os professores. No caso de Luciano, um projeto apresentado já há algum tempo, de autoria do vereador de seu partido, Fabrício Gandini, o mais votado deste ano, estabelece gratificação equivalente a um 14º salário aos professores da rede municipal. O prefeito João Coser (PT) vetou a matéria, mas os vereadores derrubaram. Já Rodney foi ainda mais longe, se comprometendo em documento a nivelar os salários dos professores de Vila Velha aos da Capital, oferecer vales alimentação e transporte, além de reduzir a carga horária de auxiliares – leia-se creche -, o que exigiria, segundo consta nos bastidores, a contratação de mais 500 pessoas. Todas essas iniciativas representarão impactos consideráveis no orçamento e foram bandeiras de campanha de Gandini e Rodney. Mas pelo andar da carruagem, são mais umas daquelas promessas que correm o risco de virar dívida. Na conta de quem? É o que veremos...
 
 
Beco sem saída II
Divergências na Câmara de Vitória sobre a Mensagem do Executivo que versa sobre a suspensão da cobrança de ISS variável para os advogados de Vitória, para pagamento de alíquota fixa, calculada em R$ 113,76 mensais por sócio. Medida do prefeito João Coser (PT) atende à pressão da seccional capixaba da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-ES) e também gera impacto na arrecadação. A conferir. 
 
Segue...
Chama atenção, porém, que essa demanda, aliás antiga, ganhe corpo logo agora, em final de mandato e próximo da disputa à presidência da Ordem. Tem influência no pleito e em favor do atual presidente Homero Mafra, candidato à reeleição.
 
Rápido no gatilho
A Rádio Corredor informa que o núcleo da “esquerda democrática” que apoiou Rodney Miranda e Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB), em Vitória, já levou a primeira canetada. Queria emplacar Roberto Belling na secretaria de Educação de Vila Velha, cargo que ele já ocupou no passado, mas o ex-governador Paulo Hartung (PMDB) vetou. 
 
Atrás do prejuízo
Diante de um cenário nada animador, os prefeitos e vereadores eleitos já correm contra o tempo para garantir recursos a partir do próximo ano. No mesmo dia em que a Câmara estabeleceu novas regras para os royalties, acertando em cheio o Estado, o deputado federal Paulo Foletto (PSB) recebeu 20 eleitos. Todos atrás de emendas ao Orçamento da União.   
 
Dia D
O Congresso em Foco, fundado e dirigido pelo capixaba Sylvio Costa, realiza na noite desta quinta-feira (8), no Unique Palace, em Brasília, a cerimônia de entrega do prêmio que distingue os deputados e senadores que fizeram a diferença este ano. Iniciativa já está em sua sétima edição. As indicações são feitas por jornalistas e depois submetidas aos votos dos leitores, pela internet. 
 
Fora
Os parlamentares do Estado, que por muitos anos figuraram no topo da lista, não foram sequer indicados desta vez. E olha que é nossa a vice-presidente da Câmara dos Deputados, Rose de Freitas (PMDB). No período de Renato Casagrande e Rita Camata (PSDB), a história era outra. 
 
Faça o que eu falo...
Essa do prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Carlos Casteglione (PT), reduzir o horário de funcionamento de órgãos municipais para cortar gastos, e depois sancionar lei que concede revisão salarial para ele, o seu vice Braz Barros, e os 19 secretários da administração municipal é o cúmulo do absurdo. Injustificável. 
 
Sei...
Alguém acredita mesmo que o deputado estadual Esmael Almeida (PMDB), que terá que deixar a Assembleia no início do próximo ano, está amando o fato de ser obrigado a voltar à profissão de engenheiro?
 
140 toques
“Não perdemos os royalties porque nossa bancada é fraca, mas porque o petróleo gera muita grana e a galera quer um tasco. Temos a jus sperniandi”. (Vereador de Vila Velha - João Batista Babá – PT – no Twitter).
 
PENSAMENTO:
“O Estado nunca é tão eficiente como quando quer dinheiro”. Anthony Burgess

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 03 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/