quarta-feira, janeiro 22, 2025
29.9 C
Vitória
quarta-feira, janeiro 22, 2025
quarta-feira, janeiro 22, 2025

Leia Também:

Bingo!

Sem mais nada que fazer de interessante na vida, June joga bingo. A voz monótona cantando pedras aleatórias soa como música para seus ouvidos solitários: 22 – dois patinhos na lagoa… 33 – a idade de Cristo… ah, o que mais inventam? De repente a pessoa a seu lado grita, “Bingo!” e lá se vai mais uma chance de felicidade. Faltando um número, apenas. Mas a decepção dura pouco, que a graça está no jogo – ganhar ou perder não importa.

Número 10, craque de bola… 11, casa de bronze… Ao redor, outros solitários, também  aposentados, inventam um jeito de enganar o tempo e a vida. Entre um número e outro, o marcador joga no ar sua cultura de almanaque, “As cartelas de bingo foram inventadas por Edwin Lowe, de Nova Iorque, com a ajuda de um professor de matemática”. E a cantilena continua – número 58 – primeira copa… 18, a idade adulta… Oito, violão sem braço….

Ninguém naquele clube de bairro, enchendo o tempo enquanto o dia seguinte não chega, está interessado em saber quem inventou o quê.  “Diz a lenda que Leffler ficou louco depois de criar 6 mil combinações de cartelas sem repetição”. O bingo era jogado na Itália em 1530, chamado Loto da Itália, ainda jogado até hoje.  Mas ainda em 1800, os alemães usavam nas escolas cartelas semelhantes às do bingo, para ensinar tabuada de multiplicar.

Número 50 – é penta! Os americanos gastam mais de US$ 90 milhões por semana no bingo. A maior quantia já ganha em um jogo saiu para Christine Bradfield, uma avó inglesa: Um milhão e cem mil libras esterlinas. Ao contrário dos outros jogos, no bingo 96% dos jogadores constantes ganham alguma coisa, pelo menos uma vez.  Ao contrário também da ideia de que os jogadores de bingo são idosos, a maioria está abaixo dos 35 anos, e as mulheres jogam mais: 80%.  Mais solitárias que os homens?

Em 1996 o bingo chegou na internet, sem as bolas. Em 2010, foram gastos US$ 240 milhões nos jogos on-line, a metade na Inglaterra, onde o jogo é mais popular: três milhões de jogadores por dia. Como no jogo tradicional, no bingo on-line os jogadores interagem e socializam via internet – 47% dos jogadores revelaram ter feito amizades graças ao jogo. Os estudiosos garantem que o bingo alivia o estresse e melhora as habilidades cognitivas dos jogadores.

June ouve as informações, mas os dados não combinam com sua realidade, pois joga há 15 anos no mesmo clube e jamais ganhou um só jogo ou fez uma única amizade. Nem as pessoas a seu redor têm menos de 35 anos. E como tudo na vida é volátil, June mudou para o jogo online.  Em duas semanas ganhou duas vezes, e já fez amizade com três inglesas,  também aposentadas. Sem gastar gasolina e os pneus do carro.

Mais Lidas