Em dezembro de 2014, então em campanha pela presidência da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) desembarcou no Espírito Santo. Foi ciceroneado por uma fatia expressiva da bancada capixaba em Brasília, Lelo Coimbra (PMDB), Rose de Freitas (PMDB), Marcus Vicente (PP), Carlos Manato (SD) e Evair de Melo (PV). Preso nessa quinta-feira (20) pela Operação Lava Jato, Cunha foi esquecido por aqueles que tão bem o acolheram. Ninguém manifestou apoio público, nem mesmo seu velho companheiro Manato, na foto, vejam só, entretido com “Os compromissos de Eduardo Cunha”. Antes mais ao lado de Cunha que na foto acima, Lelo fez pior. Trocou o silêncio por uma nota à imprensa em que celebra a prisão como exemplo de que a Lava Jato não é seletiva. Nada como um dia após o outro.
Velho oeste
O presidente do TRE, Sérgio Gama, tem razão em cutucar a Polícia Militar pela fraca atuação no primeiro turno. Cá para nós, a foice fiscal do governo Hartung prejudicou o policiamento ostensivo e deu no que deu: boca de urna a rodo e à vontade. A gota d’água foi o ainda mal explicado ataque a tiros ao veículo de Marcelo Santos (PMDB), candidato a prefeito de Cariacica, na terça (18). Aí não há presidente de TRE que agüente.
Dá-lhe, Rondônia
Com aquele sorrisão, o ex-governador Renato Casagrande (PSB) postou em rede social a visita que recebeu da capixaba Juliana Araujo Vicente Roque. Por quê? Porque ele foi prefeita eleita pelo PSB em… Pimenta Bueno, Rondônia. Só em lá mesmo a coisa está bonita para o Casão, porque no Espírito Santo o PSB dele perdeu 16 prefeituras nas eleições deste ano. Caiu de 22 para seis, com o risco de perder mais uma, em Muqui, com Frei Paulão.
Um democrata
E o governador Paulo Hartung (PMDB) postando frase de Anísio Teixeira em seu Facebook? “Só existirá democracia no Brasil no dia em que se montar no país a máquina que prepara as democracias. Essa máquina é a escola pública”. Eis duas coisas de que Hartung gosta mais que a própria vida: democracia e escola pública. É ou não é?
Solidariedade
Sugestão. Apenas sugestão: já que o prefeito de Vila Velha Rodney Miranda (DEM) está em fim de mandato, bem que ele poderia ceder um segurança para Marcelo Santos. Só um. Rodney tem tantos…
Má ideia
Os moradores das regiões mais humildes de Vitória devem ter sentido calafrios após lerem que o prefeito Luciano Rezende irá, se reeleito, abolir as linhas municipais de ônibus, como disse em entrevista. É que, nas duas vezes em que meteu o dedo para mexer no transporte público, Luciano fez bobagem. Primeiro com o Integra Vitória; depois, reduzindo frota. Calma, prefeito.
Fator pó preto
Nas eleições de Vitória, há uma previsão de que a questão ambiental, que tanto aflige o morador, será o centro da discussão que vai entrar agora. E é um assunto com muita gordura escondida, que nunca apareceu com os prefeitos recentes. Deve aparecer agora.
Espantalho
Em Conceição da Barra, há um espantalho que se chama Mateusinho (PP), que teve 900 votos, duzentos a mais que a segunda colocada, Joilda dos Santos (PRP). Há um movimento do prefeito eleito, Chicão (PSDB), que teve apoio do atual prefeito Jorge Donati (PSDB), já preocupado com que esse Mateusinho pode fazer. Em bom português: virar presidente da Câmara de Vereadores.
Foto: Rogério Medeiros
Viva Hermógenes
Os ensaios para próxima apresentação do Ticumbi de São Benedito de Conceição da Barra, em 1° de janeiro, já começaram e o mestre Terto Balbino (foto ao lado) adianta que ela será toda dedicada ao centenário do folclorista e vassalo de reis de bamba Hermógenes Lima Fonseca. Maravilha.
Posse
Funcionário do Ministério da Agricultura, Raimundo Benedito de Souza Filho, o Bené, tomou posse em cargo na Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
140 toques
“#EuFicariaFelizSe Cunha entregasse o jogo sujo dos golpistas que compõem este governo usurpador, inclusive o seu sócio Temer”. O deputado federal Givaldo Vieira (PT) lavando a alma no twitter.
Pensamento
“O homem não fala porque pensa; ele pensa porque fala. ou melhor, falar é pensar”. Octavio Paz