quinta-feira, julho 10, 2025
21.9 C
Vitória
quinta-feira, julho 10, 2025
quinta-feira, julho 10, 2025

Leia Também:

Cachorro grande

O cenário eleitoral deste ano está consolidado. O ex-governador Paulo Hartung vai mesmo para a disputa ao Palácio Anchieta com o governador Renato Casagrande. Agora não cabe mais a entrada de ninguém. A disputa será polarizada e dura. O senador Magno Malta que ensaiou entrar no pleito, jogou para a eleição nacional e, embora tenha um capital eleitoral competitivo, perdeu o timing
 
Guerino Balestrassi pode até entrar no jogo, mas seu papel não será de competir. Entra em um jogo eleitoral de dois contra um. Vai atacar Casagrande, ajudando Hartung a construir seu palanque. Isso leva a uma outra discussão: qual será o papel do PT nesta discussão?
 
O programa partidário do PSDB deixa transparecer que o jogo está alinhavado entre Hartung e o ninho tucano. Há uma estratégia de desgaste de Casagrande para enfraquecer seu palanque de reeleição e forçar o desembarque das forças políticas – hoje mais de 20 partidos apoiam o governador – do grupo palaciano. 
 
Embora o ex-governador tenha conversado com o PT nacional, mostrando disposição para defender o palanque de Dilma Rousseff no Estado, hoje ele não mostra nenhuma intimidade com o palanque petista. Muito pelo contrário, caminha para ser candidato do tucano Aécio Neves. O PT capixaba não poderá passar por cima da decisão da nacional de não compartilhar o palanque regional com os tucanos. 
 
Como ficará muito difícil a construção de um palanque próprio ou encontrar uma terceira via que puxe o palanque da presidente, o PT nacional terá que aceitar o que tem oferecido o governador Renato Casagrande, um palanque de neutralidade. Mas será que a vaga de senador ainda fica com João Coser do PT?

 

Fragmentos:

 

1 – A discussão sobre a liderança do governo já foi transformada em crise e com a conta colocada na mesa do governador Renato Casagrande. O jogo já começou. 

2 – Se a coisa para o prefeito de Vila Velha, Rodney Miranda (DEM) já não estava boa,  o anúncio de greve da guarda municipal piora um pouco mais a situação. 

3 – Será que se o desempenho do prefeito da Serra, Audifax Barcelos (PSB) foi negativo também, haverá na Assembleia Legislativa tamanha defesa como o prefeito de Vila Velha teve?

Mais Lidas