terça-feira, junho 24, 2025
23.9 C
Vitória
terça-feira, junho 24, 2025
terça-feira, junho 24, 2025

Leia Também:

Carta na manga?

 
Todo mundo sabe que o cenário eleitoral do Estado não faz o tipo do ex-governador Paulo Hartung (PMDB). Ele não gosta de disputa, gosta de reinar em eleição. Não à toa, ainda é papo recorrente entre lideranças, a desconfiança se Hartung será mesmo candidato ao governo, em embate duro com Renato Casagrande. Do jeito que seguem as movimentações, porém, fica cada vez mais complicado de Hartung recuar. O ex-governador há muito tempo comanda articulações partidárias no Estado e em Brasília, além de tentar enfraquecer o adversário com muita munição. Avançou demais. Ao mesmo tempo, observa a reação de Casagrande, com o anúncio de assumir a candidatura e o palanque de Eduardo Campos no Estado. O socialista tem um bom leque de partidos aliados e acaba de receber apoio de 56 prefeitos. O quadro faz menos ainda a linha de Hartung. Mas, a essa altura do campeonato, quais argumentos teria o ex-governador para não levar adiante sua candidatura ao governo? E no caso de mudar de rumo e decidir encarar o Senado, ou não disputar nada? Raposa política que é, Hartung certamente deixou alguma janela aberta. Difícil é chegar nela.
 
Luxo
O ex-secretário de Governo e de Planejamento da gestão Casagrande, Robson Leite, quis fazer a linha “usuário de transporte público que sofre” no Facebook e acabou envolvido em polêmica. Foi duramente questionado por um cidadão identificado por Marcos Valle e a conversa acabou com “gentilezas” mútuas. Detalhe: o ônibus de Robinho estava vazio e ele devidamente sentado. Se a labuta diária foi essa hein…
 
Mau costume
O “pecado” de Marcos Valle foi aparecer, entre os amigos e puxas-saco, para perguntar qual foi a contribuição de Robson Leite na melhoria do transporte público, quando estava à frente da pasta de Planejamento. Ué, Robinho se ofendeu por quê? Homem público pode e deve ser questionado. Nunca é demais lembrar: Robinho é cria de Hartung e voltou para os braços do “mestre”.
 
Diferente
Nessa história de PT sai ou fica do governo Casagrande, o vice Givaldo Vieira (PT) encheu a boca em entrevista ao jornal A Tribuna para dizer que foi eleito pelo povo, portanto, fica até o final do mandato. Até segunda ordem, vice é indicado.
 
Não agradou
Na Ufes, pipocam comentários sobre a sessão solene que será realizada na noite desta quinta (8) na Assembleia Legislativa, pelo deputado estadual Paulo Roberto (PMDB). Tem muita gente que deveria ser homenageada, mas ficou de fora. 
 
Não agradou II
Com algumas exceções, os eleitos parecem ter sido escolhidos a dedo. Hartung; seu ex-secretário Haroldo Correa Rocha, economista do estudo que colocou a gestão de Casagrande em xeque; deputado federal Lelo Coimbra (PMDB); o ex-secretário de Segurança e advogado de Hartung, Henrique Herkenhoff; ex-presidente do Banestes Roberto da Cunha Penedo; o ex-reitor Rubens Rasseli e o atual Reinaldo Centoducatte; e o advogado Homero Mafra. Tudo em casa.
 
‘Babou’
A Procuradoria Regional Eleitoral “pegou” mais um por propaganda antecipada. Desta vez, o deputado estadual José Esmeraldo (PMDB), que tem 24 horas para retirar propaganda fixada em outdoor localizado em residência particular de Bento Ferreira, Vitória. Se não o fizer, receberá multa diária de R$ 2 mil. 
 
‘Babou II’
Diz o outdoor: deputado Estadual José Esmeraldo, quem conhece, acredita!”. Tem ainda a indicação de sites e das redes sociais do peemedebista. A PRE, finalmente, está ampliando seus horizontes. Mas, repito: tem muito mais gente fazendo festa por aí.
 
Por todos os lados
O presidente da Câmara de Vitória, Fabrício Gandini (PPS), também presta contas de sua atuação por email. Tempos modernos.
 
140 toques
“Morre mais um grande artista brasileiro, Jair Rodrigues. Sua alegria vai deixar saudades”. (Deputada federal Iriny Lopes – PT – no Twitter).
 
PENSAMENTO:
“Não creio em nada e de nada descreio”. Charles Chaplin

Mais Lidas