quinta-feira, junho 12, 2025
18.9 C
Vitória
quinta-feira, junho 12, 2025
quinta-feira, junho 12, 2025

Leia Também:

Cena repetida

Nesse fim de semana, o governador Paulo Hartung (PMDB) emplacou mais um artigo em jornal de circulação nacional, com suas lições sobre a crise. Desta vez, o governador fala sobre a necessidade de mudanças estruturais para além da PEC 241, como se por si só, ela já não estivesse fazendo estrago suficiente.

O artigo começa com o governador dizendo que “a aprovação em primeira votação da PEC 241 é, certamente, uma boa notícia”. Não é bem assim, há muitas controvérsias sobre a proposta. Mas se for olhar para dentro do governo Paulo Hartung, nota-se que a discussão sobre Educação e Saúde são pontos que ele realmente trata de uma forma bem diferente da que espera a sociedade.

A cada dia mostra-se menos preocupado com a universalização desses dois setores fundamentais para a população, focando-se na entrega gradativa dessas áreas a iniciativa privada, por meio das, no mínimo polêmicas, Parcerias Público-Privadas (PPP). Diante da ocupação de duas escolas na Grande Vitória em protesto contra a medida, o governador ignora o fato de que o atendimento social é mais importante do que ele define como controle financeiro.

Esse expediente de usar a mídia nacional para construir gradativamente uma imagem de especialista em determinados assuntos, que depois se tornam plataformas de campanha política. Foi o que Hartung fez para legitimar sua investida como defensor da educação. Quando estava fora do governo, passou a assinar colunas sobre Educação no jornal A Gazeta.

Esse artifício criou as condições para que o peemedebista viesse a apresentar sua bandeira de campanha, o “Escola Viva”. Agora, Hartung tenta construir uma imagem para fora do Estado, visando uma chegada à política central em um patamar mais elevado que os demais, se coloca como um especialista em economia e gestão. E não é que está funcionando fora do Espírito Santo também.

Fragmentos:

1 – A última semana de campanha antes do segundo turno na Grande Vitória, começa com as disputas muito indefinidas nos quatro municípios em que haverá eleição neste domingo (30).

2 – As provocações entre o prefeito Luciano Rezende (PPS) e o deputado estadual Amaro Neto (SD), ambos candidatos a prefeito de Vitória no debate da CBN foram tantos que daria uma um programa humorístico.

3 – O debate da Rede Gazeta, nesse sábado (22) entre os candidatos a prefeito de Vila Velha Max Filho (PSDB) e Neucimar Fraga (PSD) não teve nada de novo, nada mesmo. Os candidatos fizeram um confronto do que foram suas gestões.

Mais Lidas