
A articulação nacional costurada por cima entre os presidenciáveis Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB) já produziu um resultado e tanto para os candidatos, dentro do objetivo de desmontar o palanque da presidente Dilma Rousseff. Ou, pelo menos, criar sérias dificuldades, como ocorre agora no Estado. O governador Renato Casagrande, que até então defendia a neutralidade na disputa, para preservar aliança com o PT e PMDB, tomou posição e fará a campanha de seu correligionário. Do lado de Paulo Hartung (PMDB), também houve reação. O ex-governador entrou na briga pelo palanque de Áecio e tenta reverter o quadro que aproxima PSB do ninho tucano. Nos dois cenários, o PSDB tem condição de garantir o palanque de Aécio, tendo o ex-prefeito Luiz Paulo Vellozo Lucas candidato ao Senado. Já o PT, além de lidar com a queda livre do desempenho da presidente, sonha em ficar com Hartung ou terá que lançar o ex-prefeito João Coser ao governo. Se depender de Hartung, estará frito, ele nunca pediu votos para o PT no Estado. Se depender de palanque próprio, também. Nem quando o partido estava com a corda toda, saiu com candidatura presidencial vitoriosa no Espírito Santo. Imagine agora…
Delírio
Aí vem o deputado estadual Roberto Carlos (PT), durante a sessão da Assembleia desta quarta-feira (7), e diz: “não importa onde o PT estará, tenho certeza que sairá vitorioso desta eleição”. Ah, coitado…
Dois coelhos
Como a coluna antecipou nessa terça, Casagrande já mandou o recado aos petistas que integram seu governo. E foi extensivo aos hartunguetes que ocupam cargos estratégicos. Basta ler nas entrelinhas.
Prejú
Agora sim o vice-governador Givaldo Vieira e o ex-secretário de Turismo Alexandre Passos murcharam de vez. Candidatos à Câmara dos Deputados e à Assembleia, respectivamente, perdem e muito com a mudança de rumo anunciada por Casagrande.
Bancos vagos
A propósito, quais serão os próximos convidados de honra do helicóptero do governador?
Não desiste
O senador Magno Malta (PR) está reunido na tarde desta quarta com os 32 parlamentares de seu partido, para tentar emplacar sua candidatura à Presidência da República. O republicano continua a atirar para todos os lados. Uma incógnita total.
Não desiste II
Ao mesmo tempo, fala que o PR terá candidato ao governo, para fechar chapa com o delegado Fabiano Contarato ao Senado.
Piada
Mais uma iniciativa absurda do governo do Estado na área ambiental, desta vez, comandado pelo Incaper. O órgão vende o peixe do Projeto Biomas Mata Atlântica, coordenado nacionalmente – olha, vejam só – pela Confederação Nacional da Agricultura (CNA) e Embrapa. Patrocinado pela Vale, Monsanto, Sebrae e John Deere. Objetivo? Viabilizar pesquisas que promovam a “inserção de árvores” nas propriedades rurais. Tem que rir pra não chorar.
Boa!
O Mosteiro Zen Morro da Vargem promove programas de treinamento para policiais civis, em parceria com a Acadepol, até meados deste mês. O curso é destinado a 280 policiais aprovados no último concurso. Eles aprendem sobre práticas milenares de treinamento monástico – não ação e equilíbrio do corpo e mente. Iniciativa importante e necessária.
140 toques
“Lamento a perda da neutralidade do Casagrande. O cenário mudou, mas conversas com PSB e aliados seguem até 24/05”. (Deputada federal Iriny Lopes – PT – no Twitter).
PENSAMENTO:
“Nada na política é irreparável”. Jean Anouilh