quarta-feira, junho 25, 2025
19.9 C
Vitória
quarta-feira, junho 25, 2025
quarta-feira, junho 25, 2025

Leia Também:

Colhendo alguma coisa

O governador Paulo Hartung (PMDB) passa a manhã em Vila Velha visitando obras. Se por um lado essa ida do peemedebista é vista como mais uma forma de o governador ajudar na recuperação da imagem do prefeito Rodney Miranda (DEM) para outras lideranças o objetivo é outro.

Depois do investimento do governador para tentar fazer com que seu aliado terminasse o processo com um tamanho digno de um aliado de Hartung, mesmo com a derrota, o saldo para Hartung pode não ter sido negativo. Por isso, é hora de testar.

As obras da Leste-Oeste, por exemplo, um dos pontos de parada da visita do governador, é uma obra do governo do Estado, e uma obra que Hartung tem vendido bem em seu mandato. Por isso, não passa por uma capitação de força política para Rodney, mas para o próprio Hartung.

Além de captar com as obras agora, na gestão de Rodney, o governador ainda aquele o mercado para o futuro. Ele mostra para a população de Vila Velha, sua disposição em ajudar o município, continuar sendo o tal segundo prefeito para a cidade, como prometeu no início de seu mandato, vendendo a ideia que isso não se relaciona com Rodney e sim com a cidade.

Essa visita em meio a um segundo turno com duas lideranças que não são tão aliadas pode ser vista como uma tentativa de Hartung se inserir no processo. Neucimar Fraga (PSD) não é um dos queridinhos de Hartung, mas tem se mostrado disposto a uma aliança com o governador no futuro e para o peemedebista é importante mostrar que também não tem arestas com o candidato.

Com Max Filho (PSDB), a coisa é ainda mais marcada. Os dois tem feito um grande esforço para colocar uma pedra diante do eleitorado canela-verde sobre o passado de embargo ao município por parte do Palácio Anchieta, quando Hartung era governador e Max prefeito da cidade. Indo ao município, visitando obras, estando próximo à população, o peemedebista passa a ideia de que são águas passadas.

Mesmo que não dispute a reeleição em 2018, Hartung hoje percebe que sua hegemonia não existe mais e que para disputar qualquer vaga no futuro precisará de apoio popular. A situação hoje é diferente e quem tem que manter aquecida a imagem é Hartung.

Fragmentos

1 – A partir deste sábado (15) nenhum candidato na disputa pelo segundo turno poderá ser detido ou preso, salvo no caso de flagrante delito. Também é a data limite para o início do período de propaganda eleitoral gratuita, no rádio e na televisão.

2 – Aliás, esse é um dos grandes problemas para os candidatos de Vitória e Vila Velha. Muito tempo para falar e pouco dinheiro para produzir os programas.

3 – Com a eleição do segundo secretário da Mesa Diretora, Cacau Lorenzoni (PP), a região serrana do Estado perde seu representante na Assembleia. O suplente, Jamir Malini (PTN) é da Serra.

Mais Lidas