
Com sua postura indefinida em relação à candidatura ao governo, o senador Magno Malta (PR) pode vir a contribuir para que a disputa seja feita dentro do campo da unanimidade, método antidemocrático inventado por Paulo Hartung (PMDB), ainda nos primórdios do seu governo. Quando Magno contribui para isso, ignora o papel reservado em favor do restabelecimento da democracia plena na eleição capixaba. Ainda mais com a justificativa de trocar uma candidatura ao governo por uma à Presidência da República, deixando a disputa entre dois candidatos da unanimidade: Renato Casagrande e Hartung. Além do mal democrático, o senador desconsidera um eleitorado expressivo que o quer como candidato ao governo e que já lhe deu dois mandatos de senador.
Magno à parte
A eleição para o governo se restringirá a Casagrande e ao ex-governador. E deve acabar com o PSDB junto com Casagrande e o PT sem outra alternativa, que não entregar-se ao PMDB de Hartung.
Acertaram
Essa forma Casagrande mais PSDB, que na verdade resultará em Casagrande para o governo e Luiz Paulo Vellozo Lucas para o Senado, já foi devidamente abençoada pelos presidenciáveis Aécio Neves e Eduardo Campos.
Cai
Representa a extinção da candidatura ao governo do ex-prefeito de Colatina Guerino Balestrassi. Que foi idealizado, de princípio, como um recurso contra a candidatura de Casagrande, quando tinha o ex-governador Paulo Hartung para o Senado como companheiro de chapa majoritária.
Acendeu
O advento da candidatura de Paulo Hartung ao governo mexeu e remexeu todo o processo eleitoral, a ponto de ressuscitar o PSDB, que andava em baixa e com condições de eleger apenas um deputado federal.
Mudança
Até então, a noiva da eleição era o PT, de João Coser. Para conquistá-lo, o governador Renato Casagrande chegou a colocar em prática uma neutralidade para a disputa presidenciável. Mas que não prosperou com o PT, interessado em fechar com a candidatura de Paulo Hartung, numa aliança com o PMDB.
Adiantou
Antes que houvesse essa possibilidade do PSDB com Casagrande, o presidente regional do partido, o deputado federal César Colnago, havia se chegado para o lado de Paulo Hartung, fazendo de Guerino Balestrassi um candidato laranja do ex-governador, com a missão de atirar em cima de Casagrande, como andou fazendo.
A favor
Com isso, César, mais uma vez, salvaria sua reeleição para a Câmara dos Deputados, como ocorreu nas eleições passadas, em que PH, no governo, mandou despejar os votos nele para evitar que Max Filho (PSDB) ganhasse a vaga.
Confronto
Na reunião da Executiva do PSDB nesta segunda-feira (5), o bicho vai pegar para cima de Colnago.
PENSAMENTO:
“Minha Benção aos amigos! Meu perdão aos inimigos!”. Nathaniel Hawthorne