sábado, novembro 15, 2025
26.9 C
Vitória
sábado, novembro 15, 2025
sábado, novembro 15, 2025

Leia Também:

Convocação geral

Esta chegando a hora de sabermos “oficialmente” quem serão os candidatos que vão disputar as eleições deste ano, claro que muitos já estão expostos na mídia, principalmente os que vão disputar cargos majoritários, mas para nós, LGBTs (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e transexuais), a atenção deve estar voltada para a homofobia política, que nos rouba os direitos e nos empurra para o armário do medo e da exposição ao crime.
 
É principalmente nas casas legislativas que o desrespeito se manifesta. A intolerância conservadora e fundamentalista são promotoras do preconceito, se escondendo atrás do moralismo religiosos. É a mistura explosiva de religião e política, que tenta impor a dominação criando currais eleitoreiros.
 
Vale lembrar que estamos em desvantagem numérica nessas casas de leis, justamente pela nossa falta de união, mobilização e organização, para que possamos eleger mais e mais políticos simpatizantes da causa da cidadania da diversidade sexual.
 
Entre ou poucos que nos defendem está o deputado federal Jean Wyllis (Psol/RJ). Jean é único deputado federal assumidamente gay, tem sido alvo de calúnias e campanhas difamatórias, mas tem uma ainda curta mais brilhante carreira como parlamentar. Já foi apontado como um dos mais atuantes e sérios políticos brasileiros, um exemplo numa época de tantos escândalos.
 
Jean vai passar pela prova de prova de fogo da reeleição, corajoso e defendendo causas polêmicas, ele promove a democracia e eleva sempre o nível do debate, se destacando com a verdade e a honestidade de quem quer construir uma sociedade mais justa e inclusiva. O momento político esta poluído pela demagogia e oportunismo, a falta de decoro característica de um ano eleitoral brasileiro, e certamente Jean será alvo do que pode haver de pior numa campanha. Uma clara tentativa de calar sua voz.
 
Estamos sendo convocados a multiplicar os Jeans em todo o Brasil. No nosso caso capixaba, a situação ainda está muito obscura, mas vamos elevar o tom da conversa, apoiando e dando visibilidade aos candidatos que fazem da diversidade sexual sua plataforma de luta. Instigar líderes da militância a se candidatar e com mais empenho trabalhar para suas campanhas. Cada um de nós é um cabo eleitoral, esse é o momento de buscar a nossa verdadeira representação legislativa.
 
Preste bastante atenção! Eles estão aí, mas cuidado com siglas como PSC, PR e PP, esses são os que se negam homofóbicos no discurso, mas são a personificação do preconceito nas atitudes. É preciso mudar esse cenário de desequilíbrio e vulnerabilidade política, use as redes sociais, use suas relações pessoais, leve o debate para todos os lugares que frequenta e promova sua causa, No futuro veremos essas sementes florescias e dando frutos.
 
E você que não é um LGBT, mas simpatiza com a causa, que percebe a patologia homofóbica e a agressão que sofremos em nossos direitos e na violência física e moral. Observe bem nossos propósitos com a luta. Somos cidadãos, todos somos iguais perante a lei, respeitamos e queremos ser respeitados, ajude-nos a combater a segregação, ajude-nos a mudar esse cenário político, você também pode ser uma vitima.
 

Luiz Felipe Rocha da Palma (Phil Palma) é publicitário. Nas “horas vagas” (às quartas) comanda o programa “Praia do Phil” pela Rádio Universitária FM, onde defende os LGBTs e denuncia a homofobia. Fale com o autor: [email protected]

Mais Lidas