sábado, junho 14, 2025
17.9 C
Vitória
sábado, junho 14, 2025
sábado, junho 14, 2025

Leia Também:

De volta aos holofotes

Nesta sexta-feira (2), o senador Ricardo Ferraço (PSDB) cumpre uma agenda no município de Vargem Alta, no sul do Estado. A agenda, a pedido do próprio senador, vai ser uma espécie de prestação de contas do mandato e vai enfrentar o público na feira municipal e na Câmara de Vereadores. Para o senador, é um teste sobre a imagem do tucano, na região sul, sua primeira base eleitoral.
 
É um retorno do senador ao campo, depois do desgaste causado pela abertura de inquérito contra o tucano no Supremo Tribunal Federal (STF), com base nas delações dos ex-executivos da Odebrecht Sérgio Luiz Neves e Benedicto Júnior. Ricardo Ferraço, segundo as delações, teria recebido da empreiteira um pagamento, via “caixa 2”, de R$ 400 mil para a campanha de 2010.
 
Depois do impacto da delação, Ricardo Ferraço passou um tempo mergulhado, esperando o assunto esfriar. Até então, ele vinha participando ativamente dos eventos promovidos pelo colega de bancada Magno Malta (PR), na Grande Vitória, e havia até uma expectativa de movimentação com a ida de ambos para o palanque de Renato Casagrande (PSB), em 2018, mas com a delação citando Ferraço e também Casagrande, o projeto do trio foi suspenso desde abril passado. Mas o cenário mudou e o senador tucano está buscando formas de se reerguer.
 
Ricardo Ferraço voltou aos holofotes com uma estratégia bem arriscada ao fazer a relatoria da reforma trabalhista, que encontra grande resistência por parte da população e os desdobramentos disso podem trazer mais prejuízos do que vantagens, afinal, o senador está apostando nos resultados positivos da Reforma, mas há muitos pontos polêmicos na Reforma Trabalhista que não perecem ser nada vantajoso à classe trabalhadora.
 
Por hora, porém, a movimentação lhe deu visibilidade e isso talvez seja suficiente para trazê-lo à tona. A partir daí, ele vai correr o Estado, a partir do interior, como tem feito o governador Paulo Hartung (PMDB) para testar sua capilaridade.
 
A eleição do próximo ano que já seria bem difícil, com o assédio do governador para tirá-lo do campo, abrindo o espaço para a disputa de sua vaga ao Senado, com o desgaste do rótulo do Lava Jato se torna ainda mais complicado. A tarefa do senador será a de fazer com que a população esqueça o inquérito, torcendo para que o ministro-relator Edson Fachin volte sua atenção para os ministros e deixe os senadores em paz no período eleitoral, além de repetir a votação de 2010. Não é fácil!
 
Fragmentos:
 
1 – O prefeito de Cariacica, Geraldo Luzia (PPS), o Juninho, vice-presidente da Frente Nacional de Prefeitos para Políticas Sociais, se encontrou nesta  quinta-feira (1) com o secretário da pasta, Juvenal Araújo, para discutir algumas possibilidades de atuação.
 
2 – A ideia é manter o debate vivo e avançando na busca pela igualdade racial, via Associação dos Municípios do Estado do Espírito Santo (Amunes). “Levarei este contato a prefeitos de outras cidades do Estado, compartilhando experiências para que todos, assim como Cariacica, possam trilhar este caminho de reconhecimento”, disse o prefeito nas redes sociais.
 
3 – Nessa quarta-feira (31), aconteceu o 2º Encontro Metropolitano do Videomonitoramento, do qual participaram técnicos de Serra, Vila Velha, Vitória, Guarapari e Cariacica. Alem de tecnologias para um serviço mais eficiente, as prefeituras buscam integrar as informações.

Mais Lidas