quinta-feira, dezembro 12, 2024
22.1 C
Vitória
quinta-feira, dezembro 12, 2024
quinta-feira, dezembro 12, 2024

Leia Também:

Desafio de Zanon

O governador Paulo Hartung (PMDB) venceu a queda de braço com a senadora Rose de Freitas (PMDB) nos bastidores da disputa pela Associação dos Municípios do Estado. Não foi fácil, mas o prefeito de Viana, Gilson Daniel (PV), ligado à senadora, acabou desistindo da disputa, deixando o caminho livre para o prefeito de Linhares, Guerino Zanon (PMDB).
 
Mas a forma como Gilson Daniel saiu da disputa, com uma carga, carregada de ressentimentos, mostra que o clima na Associação é pesado, o que sugere um início de gestão difícil para o prefeito de Linhares. Os prefeitos, já insatisfeitos com a falta de apoio do governo do Estado, tiveram que aderir à candidatura palaciana, sob a ameaça de isolamento.
 
O exemplo da primeira e segunda gestão de Max Filho (PSDB), em Vila Velha, quando não se alinhava ao grupo do governador, é vivo na memória coletiva da classe política. O prefeito sofreu um “embargo” e teve muita dificuldade para administrar o município sem o apoio do governo do Estado. Mas aí é que está, Max Filho terminou seu segundo mandato como um dos mais bem avaliados do Estado naquele ano.
 
Sem poder contar com o governo do Estado, arregaçou as mangas e conseguiu atrair recursos federais e não se saiu mal. Seus problemas foram mais políticos do que administrativos. Ele ficou sem espaço nos partidos, que fecharam as portas para Max, pressionados pelo governo, mas acabou se encaixando, e muito bem, no PSDB.
 
Hoje, o que significa ficar isolado do governo Paulo Hartung? Recursos, os prefeitos não estão vendo mesmo. Investimentos, também não. Hartung tem visitado obras que foram iniciadas no governo passado. Além disso, qual a vantagem de querer ficar bem com um governo que está desgastado com a população, sobretudo do interior, onde os recursos são ainda mais escassos?
 
Mas nem tudo é prejuízo. Caberá ao novo presidente da Amunes mostrar que embora sua chegada ao posto tenha sido enviesada, ele tem condições de pacificar os ânimos. Se agir na Amunes, como agiu na Assembleia Legislativa em sua passagem pelo Plenário, Guerino Zanon pode se sair bem dessa confusão. Com DNA palaciano, o peemedebista tem muita flexibilidade para o diálogo. Resta saber se os prefeitos vão engolir o tratamento que estão recebendo do governo.
 
Fragmentos:
 
1 – O governador Paulo Hartung foi a Cariacica para uma visita técnica às obras do Centro de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento (CPID), em Itaquari. Ele e o prefeito Juninho (PPS) continuam com uma amizade intensa.
 
2 – Desde a crise na segurança, o governador Paulo Hartung sumiu do Facebook. A última postagem é de 2 de fevereiro. A reação da população ao caos tem trazido muitas críticas ao governo do Estado e o governador parece estar se resguardando.  
 
3 – A prefeitura de Anchieta, no litoral sul do Estado, homenageia nesta segunda-feira (27) o ex-prefeito Edival Petri, pai do atual prefeito Fabrício Petri. O Centro Administrativo municipal vai receber o nome do ex-prefeito, morto em 2015. Petri administrou a cidade por três mandatos.

Mais Lidas