
Se há um político no Estado que deve estar “borocochô” com a decisão oficial do presidenciável Jair Bolsonaro (PSC-RJ) de não se filiar mais ao PEN/Patriota, é o deputado Rafael Favatto. Basta lembrar das declarações que ele deu à imprensa quando essa articulação ganhou fôlego, no ano passado. Favatto era só emplolgação, diante da possibilidade de ter Bolsonaro como correligionário e palanque nacional. Depois, na visita do deputado federal ao Estado, lá estava Favatto atrás do título de anfitrião, caminhando ao lado dele na agenda local, com direito a jogar confete inclusive em bandeiras pra lá de polêmicas e questionáveis. Mas o arranjo em Brasília foi desandando aos poucos, até gerar o anúncio decisivo de Bolsonaro nesse sábado (6), pelas redes sociais, de que disputará a eleição pelo PSL (se não mudar de ideia novamente até março próximo). Candidato à reeleição numa disputa que promete ser acirrada, e sem quadros de peso no Estado, Favatto perdeu o que seria seu reboque principal para garantir muscultura eleitoral até outubro de 2018. O namoro com o PEN, além de não evoluir para casamento, acabou mal. Agora, resta a ele não descolar mais, como tem feito, do governador Paulo Hartung, para quem também bate continência.
Debandada
A propósito, o PSL no Estado está comemorando ou faz parte do grupo que não concorda com a imposição do nome de Bolsonaro para tomar conta do partido? No país, lideranças já deixaram o PSL, pelas contradições nas bandeiras defendidas pela sigla e pelo deputado federal.
Debandada II
Nota publicada no sábado, ao anúncio da decisão, coloca como prioridade do projeto Bolsonardo-PSL, “o pensamento econômico liberal, o direito à propriedade privada e a valorização das Forças Armadas e de segurança”. Socorro!
Composição
Já que perguntar não ofende: quem é o PSL no Espírito Santo? Mesmo com pesquisa pela internet, descobri pouca coisa.
Estratégia
Por falar nos “nanicos”, o PPL iniciou, nesse sábado (6), em Mimoso do Sul, as conversas sobre o encontro estadual do partido que será realizado no final deste mês, para definição do projeto eleitoral de 2018. O ex-prefeito de Vila Velha, Vasco Alves, disse que está animado. A legenda, porém, também carece de nomes.
Cartilha
O secretário de Estado de Agricultura, Octaciano Neto (PSDB), patrocinou publicação nas redes sociais dizendo-se “muito feliz por ter sido uns dos 100 selecionados entre 4 mil brasileiros para entrar no time do Renova BR”. O movimento é bancado por empresários e Octaciano participará de curso entre os próximos dias 21 e dois, em São Paulo. É…tem que decorar a cartilha.
'Abafa'
O presidente da Assembleia, Erick Musso (PMDB), registrou nas redes sociais o tour que fez ao lado do governador Paulo Hartung nesse final de semana, pelo norte do Estado. Na parte da vila de Itaúnas, em Conceição da Barra, postou foto do grupo em cima das dunas, aquela maravilha toda. Mas…
Abafa II
…foi lá onde Hartung foi recebido com protesto pela comunidade, contra a construção de novas barragens no rio Itaúnas, sem discussão com comitês e unidades de conservação afetadas. Ele recebeu, em mãos, um manifesto.
Inseparáveis
Também na comitiva palaciana, Octaciano Neto e o secretário de Estado da Casa Civil, Zé Carlinhos. Esses dois estão na linha de frente das andanças de Hartung pelo Estado.
Nas redes
“Barragem em Itaúnas? Só faltava essa, Paulo Hartung! Dizemos não!”. (Camila Valadão – Psol – no Facebook).
PENSAMENTO:
“Os homens de poucas palavras são os melhores”. William Shakespeare