quarta-feira, janeiro 15, 2025
22.7 C
Vitória
quarta-feira, janeiro 15, 2025
quarta-feira, janeiro 15, 2025

Leia Também:

Dois coelhos

A solução que ganha força no PSDB de fazer do senador Ricardo Ferraço o nome de consenso para presidir o partido no Estado, é considerado por alguns interlocutores o mesmo que “matar dois coelhos de uma cajadada só”. Isso porque, se por um lado deve apagar o incêndio das filiações impostas pelo vice-governador César Colnago, por outro, pode neutralizar o poder de fogo do pai do senador, deputado estadual Theodorico Ferraço (DEM). À frente do ninho tucano, Ricardo se posiciona de vez no jogo eleitoral de 2018, tornando-se uma figura importante da mesa de negociação do campo de influência do governador Paulo Hartung, o que irá fortalecer também seu palanque à reeleição. O ninho tucano, como se sabe, é parceiro antigo de Hartung em disputas eleitorais, e nada indica que o cenário será diferente em 2018. Já Theodorico, embora adversário de Hartung e conhecido por seu discurso demolidor, tem o projeto do filho como uma prioridade na família. Com Ricardo bem acomodado numa aliança palaciana ou até no palanque do governador, qual seria a dosagem de Theodorico para não prejudicar o filho e, ao mesmo tempo, subir no palanque de oposição junto com a senadora Rose de Freitas (PMDB) e o ex-governador Renato Casagrande (PSB)? Que sinuca de bico…
Bloco
Os presidentes estaduais do PSC, Reginaldo Almeida; do PTB, Serjão; do PRB, Devanir Fereira; e do PSL, Amarildo Lovati iniciaram nesta segunda-feira (9) conversas sobre aliança eleitoral. A meta é conquistar espaços na Câmara dos Deputados e Assembleia Legislativa, fazendo de uma a duas cadeiras em Brasília e de quatro a cinco por aqui. Projeto ousado, hein?
Estacionada
O presidente da CPI do Fundap, Gildevan Fernandes (PMDB), apresentou mais um requerimento de prorrogação dos “trabalhos” da comissão por 120 dias. O mesmo já havia acontecido em maio deste ano. Fora isso, adivinha o que a CPI fez até hoje? 
Estacionada II
Para não dizer absolutamente nada, teve uma única medida, logo no início, que foi solicitar a cópia da delação do ex-diretor de relações institucionais da Odebrecht Cláudio Melo Filho. Parou por aí.
Rebelião
Os deputados estaduais que estão pé da vida com o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Vandinho Leite (PSDB), devem ter adorado o encontro dele com o ministro da Educação, Mendonça Filho. É que Vandinho apresentou exatamente o projeto alvo da insatisfação, OportunidadeES, para possível parceria. Imagina se cola…
Contramão
Luzia Toledo, correligionária e aliadíssima de Hartung, fez outro movimento desconexo na Assembleia. Indicou o coordenador-geral do Sindicato dos Bancários, Jonas Freire, para fazer uso da Tribuna Popular no dia cinco de novembro, com o tema: fortalecimento do Banestes público e estadual. A bandeira do sindicato é mais do que legítima, isso não se discute, mas é que Luzia não costuma andar na contramão dos planos de Hartung que, neste caso, defende a privatização.
Contramão II
Outro dia, a deputada fez o mesmo em relação às escolas do campo e ao Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo (Mepes), que promove a Pedagodia da Alternância. Debate em comissão, audiência pública…só, que, detalhe: Hartung tenta, desde o início do terceiro mandato, acabar com essas unidades educacionais, incluindo a metodologia de ensino.
Democracia
Em São Mateus, norte do Estado, o prefeito Daniel da Açai (PSDB) já avisou: irá instituir, nas escolas, as eleições diretas para diretores. Sem a devida escolha pela comunidade escolar, os cargos são de indicação política, ou seja, o famoso loteamento político.
Demorou
A prefeitura de Viana resolveu seguir outros gestores e irá criar uma Guarda Municipal. Mas não crava nenhuma data ainda: edital do concurso público será publicado “em breve”, com 50 vagas, para início da atuação em 2018. 
Nas redes
“O meu profundo pesar pela morte do pintor serrano Walter de Assis, autodidata apaixonado pelo município e que eternizou a história da luta dos negros em imagens da Insurreição de Queimado. Um militante pela valorização da cultura serrana, uma inspiração para todos nós, artista respeitado e que deixará saudades”. (Deputado federal Givaldo Vieira – PT – no Facebook).
PENSAMENTO:
“Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”. Sócrates

Mais Lidas