
Com o acirramento da disputa municipal no segundo turno e o campo concentrado na Grande Vitória, o que significa também mais visibilidade, lideranças políticas do Estado começam a revelar seus apoios e, de quebra, garantir bônus das eventuais vitórias nas urnas. O ex-governador Renato Casagrande (PSB), que saiu do primeiro turno longe de ser reconhecido como principal cabo eleitoral do prefeito Luciano Rezende (PPS) em Vitória, embora tenha participado de algumas caminhadas, entrou nesta semana na campanha à reeleição de Audifax Barcelos (Rede) na Serra, com gravação de vídeo focando no “gestor Audifax”. O mesmo fez a senadora Rose de Freitas (PMDB), porém, com apelo mais emocional, ao tocar no assunto da doença que atingiu o prefeito durante a campanha. Do outro lado, ainda não apareceu novo vídeo do governador Paulo Hartung (PMDB) em favor de Sérgio Vidigal (PDT), mas já posaram ao lado dele o senador Ricardo Ferraço (PMDB) e Magno Malta (PR). No município de Vila Velha, os dois também já participaram de caminhadas com Max Filho (PSDB), mas quem está em quase todas, pelo menos em campo, é Ferraço. O senador tucano apareceu ainda em vídeo da campanha do prefeito Juninho (PPS) em Cariacica e também ao lado de Luciano na Capital. Há outros apoios, obviamente, mas esses são os que estão na TV, fotos e redes sociais. À medida que se aproximam as votações e saem as pesquisas indicando os possíveis vencedores da disputa, mais lideranças correm para garantir seu espaço na foto oficial. Daqui para 2018 é um pulo.
Mais um round
Na guerra eleitoral de Vila Velha, Max Filho (PSDB) conseguiu suspender a distribuição de um panfleto de autoria do adversário Neucimar Fraga (PSD). Acusava, entre outras coisas, o tucano de ser ficha-suja, além de ligá-lo ao caso Marval. Neucimar foi multado em R$ 10 mil.
Putz!
A propósito, essa de Neucimar trocar as bolas em entrevista ao Bom Dia ES nesta segunda-feira (17) e pedir votos para o 45 (Max) e não o 55 (dele) (5) foi demais. Só podia acabar em piada, como circula pelo WhatsApp e redes sociais.
Vale-tudo
Tem nova rodada de ataques e contra-ataques também na Serra, como de costume. Sérgio Vidigal (PDT) publicou vídeo no Facebook manifestando indignação ao que chama de “notícia falsa” espalhada pela campanha do prefeito Audifax Barcelos (Rede), que o coloca como investigado numa operação antiga da PF. É que o nome dele chegou a ser incluído por engano, mas foi corrigido no mesmo dia. A tal notícia ficou só na primeira parte.
Vale-tudo II
“Vamos afastar de vez da nossa cidade os mentirosos, manipuladores e criminosos”, reagiu Vidigal. O ex-prefeito e atual deputado federal divulga nas redes sociais um link de Verdades x Mentiras sobre ele. Na Serra, a Central de Boatos sempre bomba em eleições.
Forcinha
A visita de Hartung às obras da rodovia Leste Oeste em Cariacica na última sexta-feira (14) não teve a presença do prefeito Juninho (PPS) – impedido por conta da eleição –, mas não deixou de configurar aquela moral à atual gestão. No lugar do prefeito estava o vice Bruno Polez e o deputado estadual Sandro Locutor (PPS), que está com tudo na campanha de Juninho.
Lá e cá
No município, o que circula nos bastidores é que Hartung está com um pé no palanque de Juninho e outro no do deputado estadual Marcelo Santos (PMDB). Qualquer que levar é lucro.
Esqueceram
A propósito, pelas fotos publicadas no perfil de Locutor no Facebook, aquelas desavenças com Hartung por conta das denúncias feitas pelo deputado são mais do que águas passadas.
Mobilização
Alunos de Pedagogia da Ufes realizam ciclo de palestras sobre as medidas do governo Temer que colaboram para o sucateamento das universidades federais e da educação. Nesta terça-feira (18), das 9 às 11 horas, no CCJE, será a vez do palestrante Gaudêncio Frigotto, com o tema “Escola sem partido”.
140 toques
“Temer não cumpriu promessa de reduzir cargos comissionados, mas ataca direitos do povo para diminuir gastos”. (Deputado federal Helder Salomão – PT – no Twitter).
PENSAMENTO:
“A vitória tem mil pais, mas a derrota é órfã”. John Kennedy