Se o governador Paulo Hartung (PMDB) não está exatamente injetando sangue novo na sua gestão, essa primeira metade de seu terceiro mandato pelo menos deixou uma coisa clara: Hartung está deixando certas figuras pelo caminho. Mas não no sentido de abandonar, esquecer ao relento, mas, sim, se desvincular de certos nomes. Veja-se o exemplo do deputado federal Lelo Coimbra (PMDB), talvez o mais emblemático. Ruim de voto, Lelo sempre esteve a reboque de Hartung. Deve ao governador muito de seus êxitos eleitorais. Em 2016, no entanto, entrou na disputa pela prefeitura sem as bênçãos de Hartung. Figuras com carimbo de PH na testa como Anselmo Tozi e Neivaldo Bragato também sumiram. Com o olho para fora do Estado, como indicam suas movimentações, Hartung não teria mais a ganhar rebocando peças cuja importância se restringe a projetos dentro do estado. Hoje o projeto pessoal do governador parece ser outro: suas fronteiras foram expandidas.
Mas…
Como toda regra tem exceção, Hartung mantém algumas, digamos, amizades por perto. Caso clássico é o do secretário de Transportes e Obras Públicas, Paulo Ruy Carnelli, que, recordar é viver, foi candidato-laranja de Hartung nas eleições de 2002
#amorS2es
O Ministério Público Estadual (MPES) instaurou inquérito civil para apurar o fechamento da escola estadual de ensino médio Rodrigo Cesar Proescholdt, localizada em Alto Mutum Preto, distrito de Baixo Guandu. O inquérito foi provocado por abaixo-assinado encaminhado ao órgão por moradores. O que o secretário de Educação, Haroldo Rocha, tem a dizer?
Essa é nova
Nas redes sociais, o deputado estadual Sandro Locutor (Pros) festeja como um gol a nomeação da presidente estadual de seu partido, Stéfane Legran, para a secretaria de Saúde de Cariacica. Pela empolgação do deputado, parece que ela ganhou uma eleição.
Comediante
O Brasil está mesmo muito confuso. O ex-deputado estadual Roberto Carlos (PT) interrompeu suas férias (!) para se solidarizar nas redes sociais com a família do ministro do STF Teori Zavascki. Férias? Fala sério. Vai dizer que a boquinha que ele arrumou na Assembleia Legislativa e, depois, na Codesa, é trabalho?
#vitoriasualinda
O prefeito de Vitória Luciano Rezende (PPS) fala que, nesse segundo mandato, deseja capacitar os moradores de Vitória para gerar emprego e renda. Mas, no último sábado (14), fiscais da prefeitura apreenderam cerca de R$ 1.500 em garrafinhas de água mineral de um ambulante na calçada do Shopping Vitória. Atacando trabalhador, fica difícil gerar emprego e renda.
#vitoriaqueamamos
O vereador de Vitória Roberto Martins (PTB) protocolou indicação ao prefeito Luciano Rezende para que determine a divulgação dos dados financeiros do sistema municipal de transporte e da planilha que serviu de base para o último reajuste das tarifas. Pergunta: amigo do peito dos empresários, o #vitoriasualinda vai acolher a indicação nunca, jamais ou de maneira nenhuma?
Chega de saudade
O site da Câmara Municipal de Vitória voltou ao ar. Assim é melhor.
Obras
O prefeito de Vila Velha Max Filho (PSDB) se reuniu nessa semana com o diretor do DER-ES, Ênio Bergoli, para discutir obras em Vila Velha. Na pauta, a conclusão da primeira e segunda etapas da ES-388; a continuidade das obras do complexo Leste-Oeste; e a ES-477, entre a Rodovia Carlos Lindemberg e o Porto de Capuaba.
140 toques
“Não sou adepto da teoria das conspirações, mas…”. O deputado estadual Sergio Majeski (PSDB), compartilhando notícia sobre a queda do avião que matou o ministro do Supremo Teori Zavascki.
Pensamento
“Tudo tem uma moral; basta encontrá-la”. Lewis Carroll