quinta-feira, janeiro 16, 2025
23.8 C
Vitória
quinta-feira, janeiro 16, 2025
quinta-feira, janeiro 16, 2025

Leia Também:

Investigação eleitoral

A eleição municipal passou, mas a dor de cabeça do prefeito reeleito Luciano Rezende (PPS), não! Depois de uma disputa pra lá de apertada com o deputado estadual Amaro Neto (SD), em que levou o segundo turno com uma diferença de pouco mais de quatro mil votos, ele terá que se explicar no decorrer de um procedimento preparatório instaurado pela Promotoria da 1ª Zona Eleitoral da Capital. A investigação é sobre a postura de três servidores na eleição: o secretário de Esportes, Wallace Valente; a secretária de Governo, Elisabeth Ângela Endlich; e o subsecretário de Mobilização Popular, Anael Rodrigues Parente. Entre os pontos da denúncia, estão que Walace teria sido exonerado no início de setembro para atuar na campanha, mas no Portal da Transparência permanecia ativo até final do processo eleitoral, com o mesmo salário. Já Elisabeth teria tirado licença passando o bastão à substituta Joseane de Fátima Geraldo Zoghbi, sem a devida publicação oficial, enquanto Anel é acusado de ter ficado meses sem comparecer à prefeitura, porque estaria nas ruas pedindo votos para o prefeito. Se Luciano conseguir comprovar que tudo foi dentro da lei, vai passar sem mais essa. Caso contrário, terá que descascar outro abacaxi, que é encarar uma medida judicial. Aí, sim, dor de cabeça dobrada.
Desproporcional
A classe política está cada vez mais empenhada em garantir a retomada das operações da Samarco em Anchieta (sul do Estado). Nesta segunda, o senador Ricardo Ferraço (PSDB) puxou o apelo na audiência do Fundap na Assembleia, enquanto o governador Paulo Hartung sentou-se com o presidente da Vale – sócia da mineradora junto com a BHP Billiton –, Murilo Ferreira, no Palácio Anchieta. Agora pergunta se alguém faz apelo ou convoca reunião com os atingidos…
Desproporcional II
Já na última quinta-feira (15), foi a vez de uma comitiva de Anchieta participar da audiência obrigatória para o novo licenciamento da empresa em Mariana (MG). Por lá estiveram o prefeito eleito, Fabrício Petri (PMDB), vereadores, além do deputado estadual Almir Vieira (PRP). Repito a pergunta: alguém faz apelo ou convoca reunião com os atingidos?
Ai, ai…
Por falar em Hartung, depois de se reunir com prefeitos eleitos jovens, com as prefeitas eleitas, e com os prefeitos em geral, na última semana ele resolveu fazer encontro com os prefeitos derrotados. Vai inventar mais o que, gente?
Chegou, chegando
O prefeito reeleito de Itapemirim, Doutor Luciano (Pros), chamou atenção no ato de sua diplomação nessa segunda. Vestia calça e paletó na cor que o mercado da moda chama de “azul klein”. Ou, no popular, pode ser também “azul Bic”. Para simplificar, um azul vibrante e chamativo, fora dos padrões que costumamos ver por aí.
Burburinho
Outra diplomação que repercute é a do prefeito eleito Adriano Ramos (PMN) em Fundão. Pegou todo mundo de surpresa, causando reações na Assembleia e redes sociais de deputados aliados do campeão de votos Anderson Pedroni (PSD), que ainda recorre ao TSE da decisão que cassou sua candidatura.
Nada justifica
A agressão verbal do prefeito eleito de Guarapari e atual deputado estadual, Edson Magalhães (DEM), ao diretor–executivo do jornal Folha da Cidade, Hamilton Garcia, ainda circula pela região, com manifestações de apoio e repúdio por entidades de classe. Nota do próprio jornal afirma que Hamilton foi também ameaçado por Edson e só não sofreu violência física porque houve intervenção de terceiros. Atitude, volto a ressaltar, inadmissível. 
Ho, ho, ho…
Não está fácil pra ninguém. Notícia do site da Assembleia Legislativa desta segunda-feira: “Deputada Raquel Lessa (SD) recebe Papai Noel em São Gabriel da Palha”. Foi nesse sábado (17), ao lado da prefeita eleita Ceia Ferreira (SD) e, como já está claro, é um assunto de uma “relevância incrível”. 
Comenda
A propósito, Raquel apresentou projeto que institui a Comenda do Mérito Doutor Élcio Alvares. A honraria  será conferida aos cidadãos brasileiros que se destacarem, nacional ou internacionalmente, em criatividade inovadora, eficiência e notável saber, no âmbito do serviço público. Melhor do que nome de coral, como propôs Enivaldo dos Anjos (PSD) para homenagear o ex-deputado, que morreu no último dia nove. 
Nas redes
“ Um absurdo o que este juiz Pimentel de Fundão fez ao diplomar, na obscuridade, um candidato que obteve 13% dos votos. Só ficamos sabendo da diplomação, pois publicaram no Facebook. Uma decisão isolada e que fere os princípios constitucionais (…)”. (Deputado estadual Da Vitória – PDT – no Facebook).
PENSAMENTO:
“O Estado é a organização econômico-política da classe burguesa. O Estado é a classe burguesa na sua concreta força atual”. Antônio Gramsci

Mais Lidas