quinta-feira, julho 10, 2025
21.9 C
Vitória
quinta-feira, julho 10, 2025
quinta-feira, julho 10, 2025

Leia Também:

Jogo duplo

A sessão dessa terça-feira (8) na Assembleia Legislativa foi emblemática. Não só porque deixou claro que o ambiente eleitoral majoritário está influenciado fortemente o movimento dos deputados estaduais, mas porque foi a primeira vez que se viu um líder de governo atacar o governador. A defesa de Rodney Miranda foi o subterfúgio para demarcar os territórios a serem disputados pelas lideranças políticas.
 
Elcio sempre foi um político governista, não importa quem estivesse no poder. Mas sua ligação com Hartung e os aliados do ex-governador o colocam em uma situação bem específica. Ele é do time do PH. Bobagem fez o governador ao acreditar que o deputado do DEM fosse mesmo dedicar sua fidelidade ao Palácio Anchieta. 
 
Estabelecida a disputa, o demista já ocupou sua posição no tabuleiro. Casagrande já não vinha muito feliz com o desempenho de seu líder. Agora, então, deve estar arrependido. Depois da sessão dessa terça-feira (8), a permanência de Elcio na liderança do governo teria ficado insustentável. 
 
O mínimo que se espera do líder do governo na Assembleia é que ele faça a defesa do governo e não o contrário. A sorte de Casagrande é que o ataque aconteceu quando o ex-secretário de Esportes, Vandinho Leite (PSB) já havia retornado ao plenário. 
 
Foi ele quem fez o papel de líder. Nessa quarta-feira (9), os deputados da base se apresentaram para a defesa de Casagrande, mas aí a repercussão da sessão dessa terça já estava estampada na capa da imprensa amiga do ex-governador. 
 
Casagrande sempre adota a postura das saídas honrosas para os problemas nas equipes. Fez isso com Ângelo Roncalli, Robinho Leite e outros pontos fora da curva. Por isso, embora o mercado político esperava uma ligação do governador para o líder assim que terminou a sessão, deve haver um acordo para que Élcio entregue o cargo.

 

Fragmentos:
 
1 – Enquanto o senador Ricardo Ferraço (PMDB) participa faz palestra no Fórum das Américas, nos Estados Unidos, sua equipe continua aprontando das suas no Espírito Santo. 
 
2 – O tucanato capixaba está em Brasília para discutir o projeto do partido com o presidente do partido Aécio Neves, o pré-candidato a governador Guerino Balestrassi, o presidente do partido no Estado, deputado César Colnago e o presidente do Instituto Teotônio Vilela, Luiz Paulo Vellozo Lucas. 
 
3 – O Encontro Regional Sul do PT capixaba será neste sábado (12) das 8 às 14 horas no Sest/Senat de Cachoeiro de Itapemirim.

Mais Lidas