Sábado, 27 Abril 2024

​Latim em pó

A língua pátria que herdamos da pátria alheia tem armadilhas ocultas e indeterminadas, campo minado onde se pisa descuidado. Mexe e remexe, tropeçamos nas vírgulas e crases, tentando não passsar vergonha. No inspirado poema Língua Portuguesa, Olavo Bilac a elegeu "Última flor do Lácio inculta e bela". Mas quem de nós sabe onde fica o Lácio? Existe mesmo ou foi inventada por Homero, nas Ilíadas ou na Odisseia? Pergunto e correm todos para a maquininha infernal, que sabe tudo e não esconde nada - cognome celular.

*

Já repararam que pode faltar dinheiro pro leite das crianças ou pra conta de luz, mas todo mundo tem celular? Já leu o novo livro do Buarque? Pobre tem dinheiro pra livro não senhora. Aí o telefone toca…livro é mais barato, mas o celular me comunica com o resto do mundo. O resto do mundo, no caso, é o marido no bar da esquina e os dois filhos vidrados em seus celulares: a família moderna só se comunica pelo sem-fio. E ainda há quem diga que a maquininha infernal veio unir as pessoas.

*

O Lácio é uma região central na bota da Itália, terra de vinhos e de óperas, adoradores do sol, astro rei - Oh sole mio! Nosso, pois o sol nasce para todos. O nome vem de Latium, terra dos Latins, os que falavam Latini, o chamado Latim Vulgar que acabou dominando os dialetos eruditos falados em Roma. Portanto, os criadores da língua latina, mãe generosa que pariu nosso português. O Lácio teve ainda a honra de esconder o deus Saturno quando ele era perseguido por Júpiter. Os deuses eram mais complicados do que as conjugações latinas.

*

Vulgar, no caso, não é ofensa, referindo-se ao vocabulário das pessoas de pouca ou nenhuma cultura - soldados e arruaceiros, bêbados e trabalhadores do campo, mulher da noite ou a que madruga pra ir na primeira missa - O pai nos vinhedos, a mãe no fogão batendo a polenta que sustenta os filhos. Não tinham tempo para as complexas variações verbais e as 27 funções da palava Q. Os idiomas se realinham no correr dos séculos. Sapato é com um ou dois esses? Tira ou põe cedilha? Jota com pingo ou sem pingo? Foi eliminado ou continua pingado?

*

Bilac não está sozinho. Outro grande poeta da modernidade, Caetano Veloso, também esmiuçou nossas raízes linguísticas na música que roubou o nome do poema do Bilac: "Flor do Lácio Sambódromo Lusamérica latim em pó". Filha do Lácio, do ócio, ternura em pó, cheia de graça, dilapidada e americanizada. Língua dos Césares, dos tenores, de Dante e Michelangelo. Língua de amores, olha por nós, latinis, filhos do sol.

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/