segunda-feira, dezembro 2, 2024
24.4 C
Vitória
segunda-feira, dezembro 2, 2024
segunda-feira, dezembro 2, 2024

Leia Também:

???Liberou geral???

O prefeito da Serra, Audifax Barcelos (Rede), passou todos esses dias de crise e acirramento na Câmara de Vereadores distante da polêmica. Até declarações ele evitava fazer. Mas foi só ver suas costuras com o empresariado ameaçadas, que logo apareceu e pela via mais radical: a Justiça. Nesse clima de “manda quem pode, obedece quem tem juízo”, conseguiu aprovar, sem qualquer debate ou contraponto, um projeto de extrema importância e riscos, que zela pelos interesses do empresariado. Não à toa, foi proposto pela Federação das Indústrias do Estado (Findes) e se espalha como rastilho de pólvora pelos municípios capixabas. Audifax foi o primeiro a comprar a ideia e assinar, em setembro do ano passado, com toda pompa e circunstância, o compromisso com os empresários, em ato com o presidente da Federação, Léo de Castro (foto). Na prática, porém, significa nada menos do que a flexibilização do licenciamento ambiental, eliminando etapas e obrigações, como estudos de impacto detalhados (uma besteira sem tamanho, claro!). O discurso oficial em defesa do projeto é o mesmo de sempre, geração de empregos e “desenvolvimento”. Já no português claro, o famoso “liberou geral”. 
‘Liberou geral’ II
Na época do anúncio de adesão “às dez medidas contra a burocracia da Findes”, o prefeito disse que, assim, construiria uma “cidade mais inteligente, humana e sustentável”. Dá pra imaginar…
‘Liberou geral’ III
A Findes, aliás, está mais do que empenhada nesse projeto. Já conquistou mais de 20 prefeitos, que estão em processo de envio dos projetos para a Câmara, com articulação para aprová-los o quanto antes. A indústria tem pressa, os políticos também.
Desobediente
Ainda sobre a Serra, a investida contra o vereador mais votado do município, Adriano Galinhão (PTC), também é atribuída à mão pesada de Audifax. Ele foi ameaçado de expulsão do partido pelo também vereador e presidente do diretório municipal, Miguel da Policlínica. A alegação é de que Galinhão não tem seguido os comandos do PTC, ou seja, “bater continência” ao prefeito.
Obediente
Galinhão nega e afirma que nunca fez oposição a Audifax e segue as orientações do partido, no entanto, não se submeterá a pressões contra os moradores da Serra.
Decolam?
Para espantar a má fase do prefeito de Linhares, Guerino Zanon (MDB), tem megaevento programado para o município na próxima segunda-feira (30), em meio ao feriadão do Trabalhador. Ele assina, junto com o aliado, governador Paulo Hartung, a ordem de serviço para construção de um aeroporto por lá. Políticos e empresários de sobra, para já marcar aquela presença em ano eleitoral. Promete.
Festa
O presidente da Assembleia Legislativa, Erick Musso (PRB), chegou ao cúmulo dos cúmulos do festival de sessões solenes realizadas na Casa. Na noite dessa quarta-feira (25), realizou uma em “reconhecimento ao Seara News, primeiro portal da internet direcionado ao segmento evangélico no Estado”. Ô área pra receber atenção especial da classe política, hein!
Festa II
Com comendas, placas e certificados, Erick homenageou não só o fundador do site, como pastores e membros da Assembleia de Deus e da Igreja Maranata. Entre eles, o atual presidente da Convenção das Assembleias de Deus no Espírito Santo (Cadeeso), pastor Arnaldo Candeias, que dirige uma entidade com mais de 500 mil fieis. 
Convidado de honra
Quem também participou da sessão, compondo a mesa, foi o vereador de Vila Velha, Reginaldo Almeida (PSC), que também é pastor e candidato à Câmara dos Deputados. Ou seja, tudo em casa.
Campeão
De volta à “prestação de contas” da procuradora-geral de Justiça, Elda Spedo, na Assembleia, para lembrar frase do deputado Bruno Lamas (PSB) e dos elogios que dominaram a sessão: “O que seria da nação sem a atuação forte do Ministério Público Estadual?”. Que coisa…
Online
O ex-governador Renato Casagrande, presidente da Fundação Mangabeira, do PSB, participa do lançamento do site socialismocriativo.com.br nesta sexta-feira (27), às 19 horas, pela fanpage do PSB e TV 40. A proposta da Economia Criativa foi debatida no último congresso da legenda, como um “projeto nacional de desenvolvimento”.
PENSAMENTO:
“Não é permitido irritarmo-nos com a verdade”. Platão

Mais Lidas