A imprensa existe para informar os assuntos da atualidade. Existem outros tipos de imprensa, mas isso não vem ao caso neste momento. Essa imprensa do século 21 impressiona pela mesmice. Ou será que os fatos atuais não se resolvem e a imprensa fala a mesma coisa sempre? Refiro-me aos jornais. Deve estar complicado fazer jornal (papel) na era da web, só pode.
Por exemplo, um assunto que saturou foi o da Chapecoense. Todo dia a mesma história. O problema é qual? Achar culpados, mostrar o desastre sempre? Todo mundo está cansado de ver e saber. É preciso respeitar os mortos e feridos. É preciso permitir que os sobreviventes e familiares reconstruam suas vidas.
Falar nisso, o mundo também passa por tragédias, como a dos refugiados, da guerra na Síria, sendo essas notícias mais difíceis de entender.
Muito chama a atenção as capas dos jornais locais, com fotos de praias, grupos em praias, e em seguida os problemas nas parias, etc. Todo ano a mesma coisa.
Essa crônica foi escrita na última semana de 2016. Em voga na imprensa, repetidamente, estavam os dados sombrios para 2017, os discursos do governador do Estado, se haveria fogos ou não nas praias, Uber, novos prefeitos, etc
Sou militante na imprensa, mas na real, necessariamente não é o que faria se fosse responsável por pautar matérias. Acho que pediria para mudar de função. Não gostaria de cansar ninguém e sim de informar. Tem tantas outras boas coisas pedindo para vir à tona da informação.
PARABÓLICAS
(Atenção: Essa é uma Parabólicas datada de 05-10-2005, que relembramos hoje o que foi dito lá atrás)
Os componentes do Scorpions, na noite anterior ao show, iriam comer no Pirão, mas preferiram ficar no Jazz Café. Exigiram cinco BMW’s com motoristas bilíngues, mas não conseguiram.
Quem está em Minas Gerais atendendo a uma emissora de rádio é o DJ Tropeço. Quem anda com saudades dele é o Dj Rogério e o famoso Renegrado Jorge. Amigos do peito.
Já está no ar a programação da Rádio SIM, emissora líder da RedeSimSat de comunicação. Sintonize 730 Kilohertz AM. SIM – Sistema Integrado Multimídia
Queríamos agradecer a citação do nosso nome no encerramento do Quinto Congresso Latino-Americano de Programação de Rádio, realizado semana passada em Quito.
MENSAGEM FINAL
A vida é curta, nós devemos nos mover vagarosamente. Provérbio Tailandês