sábado, novembro 15, 2025
26.9 C
Vitória
sábado, novembro 15, 2025
sábado, novembro 15, 2025

Leia Também:

Missão impossível

A aliança na disputa ao governo do Estado entre o prefeito da Serra, Audifax Barcelos (Rede), e a senadora Rose de Freitas (Podemos) está mais do que fechada, já rendendo, inclusive, recursos e mais recursos para o município. Mas dentro do partido comandado por Audifax, esbarra em resistências. Um abaixo-assinado divulgado nesta quinta-feira (14), por 20 membros da Executiva e Elo estadual, defende que a Rede Sustentabilidade tenha candidatura própria. Na falta da principal liderança, o próprio Audifax, que chegou a ser cotado meses atrás, mas se esquivou, o nome é o de Gustavo de Biase, do movimento Renova Brasil, vendido como “o novo” e “puro sangue”. O grupo alega que os principais candidatos – além de Rose, o governador Paulo Hartung e o antecessor Renato Casagrande (PSB) – representam o mesmo projeto político que domina o Estado há 40 anos e aliar-se a qualquer um deles seria “muito perigoso neste momento”. Além disso, defende que, assim, estaria garantido um “palanque forte” para a presidenciável Marina Silva, com efeitos nas chapas proporcionais e candidaturas ao Senado de Fabiano Contarato e Professor Renato. O movimento, sem dúvida, é legítimo e convoca ao debate, mas daí a Audifax largar a bocada do governo federal em nome de projeto partidário…
Campo embolado
Gustavo, aliás, é um “novo” rodado. Já foi candidato a prefeito de Vitória e a deputado estadual, sem sucesso, apareceu articulando vice em chapa de eleição municipal, e ocupou cargos em diferentes órgãos. Desta vez, está no páreo à Câmara dos Deputados, apostando nessa “onda” do Renova BR.
Batalha da suplência
Depois de protocolar documento na Assembleia nessa quarta-feira (13), reivindicando o direito a assumir a cadeira do deputado cassado Almir Vieira (PRP), o vereador de Vila Velha, Osvaldo Maturano (PRB), ingressou com mandado de segurança no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES). Na frente dele existem cinco suplentes (um já falecido), mas Maturano alega que todos trocaram de partido sem justa causa.
Batalha da suplência II
Já a ex-vereadora e atual secretária de Turismo da Serra, Sandra Gomes (Rede), a segunda da fila, também garante que tomará as providências tanto na Assembleia como no TRE para assumir o mandato. Ela diz que saiu do PRP porque foi discriminada. 
Batalha da suplência III
A briga pela cadeira chama atenção porque restam poucos meses para o encerramento da atual legislatura. Mas com a maioria dos suplentes na disputa à Assembleia, assumir o mandato significa ganhar visibilidade em uma campanha que se desenha pra lá de acirrada. 
'Seis por meia dúzia'
A mudança realizada na gestão da Comunicação da Assembleia Legislativa no período de férias providenciais do secretário alvo de denúncia por improbidade, Jeferson Gonçalves Ferreira, dizem por lá, foi igual “trocar seis por meia dúzia”. A Rádio Corredor comenta que a substituta, além de não ser da área (é advogada), Sabrina Guimarães Aguiar Machado, também tem uma carga horária, digamos, diferenciada. 
Segue…
Sabrina está lotada na Assembleia desde agosto de 2013 e atua como técnico legislativo sênior, com regime de oitos horas diárias de trabalho. Assim como Jefinho, ela também teria negócio próprio, um espaço de estética na Enseada do Suá, bairro vizinho do legislativo estadual. Jefinho retoma ao posto no próximo mês.
Oi?
A lista de servidores do sistema prisional que receberam “menção de elogio” no Diário Oficial desta quinta, assinada pelo subsecretário Alessandro Ferreira de Souza, repercute nos bastidores. Um deles é o inspetor penitenciário Waldoece Apolori Costa Junior, da Penitenciária Estadual de Vila Velha (PEVV I), o Amarelo. Ele tem condenação em segunda instância pelo crime de tortura.
Oi II?
Quem também recebeu elogio foi o diretor de Administração Geral dos Estabelecimentos Penais (Diragesp), Wagner Fischer Sarmento, que há dois meses foi notícia na imprensa local, após a divulgação de imagens internas de presídio em Guarapari. Sarmento apareceu dando um tapa no rosto de um detento algemado. Na época, ele fazia parte do Comitê Estadual para a Prevenção e Erradicação da Tortura – ainda deve fazer, pelo visto. 
Vaquinha
O deputado federal Helder Salomão (PT), candidato à reeleição, abriu campanha própria de arrecadação de recursos, no modelo colaborativo que estreia na disputa deste ano. Meta: R$ 10 mil.  
PENSAMENTO:
“O inferno é já não amarmos”. Georges Bernanos

Mais Lidas