sábado, março 22, 2025
25.6 C
Vitória
sábado, março 22, 2025
sábado, março 22, 2025

Leia Também:

Movimentação em bloco

A possibilidade de o deputado estadual Enivaldo dos Anjos deixar o PSD para migrar para o PCdoB no Estado, como divulgado em A Tribuna nesse domingo (11), se soma aos outros dois casos que tratei neste espaço na semana passada sobre os prováveis futuros partidários dos também deputados Amaro Neto (SD) e Erick Musso (PMDB). O primeiro estaria com um pé dentro do PRB e o presidente da Assembleia em processo de namoro com o PTdoB/Avante. Em comum entre eles, o fato de comporem a base do governo Paulo Hartung (PMDB); estarem em conversas com partidos menores, com perfil mais à esquerda; e ainda serem atraídos pelas siglas para chegar como “donos”, usufruindo do posto e das articulações já na disputa de 2018, quando, no mínimo, tentarão a reeleição. Para além dos projetos pessoais de Enivaldo, Amaro e Erick, o loteamento desses espaços é considerado no mercado político parte da estratégia eleitoral de Hartung. Os deputados assumiriam os novos partidos com o compromisso de se manterem na base, o que tratando-se do governador, significa abrir o campo para sua influência política. A movimentação ampliaria o leque de alianças de Hartung na disputa do próximo ano e, ao mesmo tempo, suprimiria o campo que será aberto com o iminente desembarque do PT da gestão estadual. Enquanto Hartung faz mistério em relação ao seu destino em 2018, a organização do campo político, ah, essa já cerca por todos os lados! 
‘Zzz’
Hartung reuniu 200 pastores no Palácio Anchieta nesta segunda-feira (12), com a justificativa de comemorar o Dia do Pastor. Falou de um assunto “novo”: situação socioeconômica do Espírito Santo e do País. Se essa moda de comemorar dia pega, hein…
‘Zzz II’
Já no sábado (10), foi a vez de repetir outro mantra, em palestra no encontro anual do Instituto Brasileiro dos Executivos de Finanças do Espírito Santo (Ibef-ES), realizado na sua segunda casa, Pedra Azul, Domingos Martins (região serrana). Apoio às reformas Trabalhistas e Previdência no Congresso Nacional. Hartung é do bonde dos empresários e do presidente Michel Temer, contra o pleito dos trabalhadores do País.
Ex-amor
Theodorico Ferraço (DEM), ex-presidente da Assembleia, começou a se colocar no campo contrário a Hartung em pronunciamentos na Casa. Nesta segunda-feira (12), criticou a paralisação de obras deixadas pelo socialista e o uso de outras como realizações de atual gestão. “Lamentavelmente, não estive no palanque de Casagrande”, disse ao se referir à disputa sangrenta de 2014, quando ainda “fechava” com Hartung.
Aptidões
Max da Mata (PDT) e seu talento para cambalachos. Como secretário de Transportes de Vitória, entre 2013 e 2014, arrumou problemas na licitação para novas placas de táxi, que foram parar no Tribunal de Contas. Agora, como secretário estadual de Esportes, vai lidar com uma investigação do Ministério Público Estadual por suposto uso da máquina em benefício próprio. Haja talento.
Floreio
Secretários e servidores municipais, lideranças comunitárias, vereadores (atuais e antigos) e o deputado estadual José Esmeraldo (PMDB)…precisava disso tudo para uma simples cerimônia de transferência de cargo do prefeito de Vitória, Luciano Rezende (PPS) para o vice e secretário de Habitação, Sérgio Sá (PSB)?
Floreio II
Depois de Luciano quebrar o protocolo, Esmeraldo ganhou até a palavra para falar do filho, que assume pela primeira vez a cadeira. O prefeito fica fora do posto até o próximo dia 19, para representar a Capital no II Fórum Iberoamericano de Prefeitos, em Santander, Espanha, e visitar projetos em Braga, Portugal.
Procura-se
A propósito, a gestão municipal enche a boca para falar que está fazendo e acontecendo com os carros fumacês, mas tem bairro sofrendo com a infestação de mosquitos. Evandro Figueiredo, líder comunitário em Jardim Camburi, pergunta no Facebook: “Alguém viu o carro fumacê passar na sua rua nos últimos dias ?! Estamos atrás do mesmo, quem avistá-lo nos avise, que pagamos recompensa, rsrs, seria cômico se não fosse trágico”.
Saúde…meio ambiente?
O deputado estadual Esmael Almeida (PMDB) ressuscitou um projeto apresentado em 2016 por sua correligionária Luzia Toledo. Quer proibir a queima de pneus em manifestações, sob alegação de que causa prejuízo à saúde e ao meio ambiente – e não para restringir os atos públicos (sei!). Esmael deveria legislar, então, por um problema bem pior e diário: ArcelorMittal e Vale…conhece, deputado?
140 toques
“Bruno Araújo, do Ministério das Cidades, que adiou Conferência das Cidades pra 2019, se recusa a dialogar com Conselho, e movimentos ocupam ministério!”. (Deputado federal Givaldo Vieira – PT – no Twitter).
PENSAMENTO:
“O que é mau na moral, mau é também na política. Jean-Jacques Rousseau

Mais Lidas