quarta-feira, junho 18, 2025
18.9 C
Vitória
quarta-feira, junho 18, 2025
quarta-feira, junho 18, 2025

Leia Também:

???Novela dos Empenhos???

Não foi desta vez, de novo! A tal reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Empenhos que estava marcada para esta quarta-feira (19) na Assembleia Legislativa foi adiada, sem justificativa. Seria a votação do relatório final depois da súbita suspensão dos trabalhos no período eleitoral, para encerrar o caso que já se arrasta tem tempo. O lenga-lenga indica, para o mercado político, que não está fechada a questão central que envolve a comissão, que é a inclusão de Renato Casagrande (PSB) no rol dos denunciados, como quer o governador Paulo Hartung (PMDB), para eliminá-lo do jogo de 2018. O placar da CPI é de empate, com possível decisão centrada no voto do deputado estadual Erick Musso (PMDB) que, não à toa, foi apoiado tanto por Casagrande quanto Hartung no pleito desse ano. A jogada dos aliados do governador e membros da comissão, Gildevan Fernandes (PMDB) e Dary Pagung (PRP), seria apresentar um relatório paralelo à conclusão do relator, Euclério Sampaio (PDT), que não incluiu Casagrande como denunciado, e sim seus secretários. Além dele, está com o ex-governador seu correligionário Freitas (PSB) e, no meio dos dois lados, o voto de minerva de Erick. O que falta para esse placar sair, afinal?
Reações
Os bastidores políticos só falam do incidente com o deputado estadual Marcelo Santos (PMDB), candidato a prefeito em Cariacica, atingido por dois tiros na Rodovia do Contorno na noite dessa terça-feira (18). O assunto está nos jornais, repercutiu na Assembleia, nas redes sociais, e etc. Atentado político? Tentativa de assalto? Toda cautela é pouco antes de levantar hipóteses e fazer discursos. 
Reações II
Até mesmo porque, o município está em plena disputa eleitoral, aliás, bem acirrada.
Me engana!
O líder do Governo na Assembleia, Gildevan Fernandes (PMDB), tentou puxar sardinha para a gestão Hartung na sessão desta quarta-feira (19), com gancho na premiação do professor da rede estadual Wemerson Nogueiro, que desenvolveu o projeto “Filtrando as lágrimas do rio Doce” com alunos de uma escola em Boa Esperança. Só que…
Segue…
Logo tomou uma do deputado Sérgio Majeski (PSDB). O tucano lembrou, entre outros problemas, que “apesar do governo”, referindo-se aos péssimos salários dos professores e das condições ruins das escolas, ainda tem profissionais que se destacam.
Tem outra
Detalhe da história: quem foi convidado pelo professor premiado para acompanhá-lo na cerimônia do Educador Nota 10 (Editora Abril e Rede Globo) foi o ex-governador Renato Casagrande (PSB), que postou texto e vídeo nas redes sociais ao lado de Wemerson.
Ajuda
Em tempos de vacas magras, 28 prefeitos e vereadores eleitos no Estado já correram para Brasília para pedir benção e apoio financeiro à senadora e madrinha Rose de Freitas (PMDB). Querem começar os mandatos com um “garante” da líder do Governo no Congresso Nacional. 
Ajuda II
Também estiveram por lá, só que no gabinete do deputado federal Givaldo Vieira (PT), os prefeitos eleitos Alencar Marin (PT), de Barra de São Francisco; Robinho Parteli (PTN), de Vila Valério; Alessandro Broedel (PSDB), de Sooretama; e Eleardo Costa (PMDB), de Divino de São Lourenço.
Cidadania
O presidente da Associação Juízes para a Democracia (AJD), André Augusto Salvador Bezerra, ministra palestra em Vitória nesta sexta-feira (21), às 16 horas, no Global Tower, com o tema “Explosão da litigiosidade e violação de direitos: o Judiciário em uma das sociedades mais desiguais do mundo”. A entidade é conhecida por atuar em defesa da cidadania, se declara anticorporativista, além de marcar posição em temas polêmicos no País – no meio, muitas pautas urgentes ao Judiciário capixaba.
Nas redes 
“O Psol foi a única candidatura que cuidou do tema pó preto apresentando diagnóstico é solução. Luciano nada fez como prefeito e Amaro titubeou sobre o tema no primeiro turno. Nenhum dos dois candidatos tem coragem nem capacidade para enfrentar esse problema crônico da cidade”. (André Moreira – no Facebook).
PENSAMENTO:
“Em política, um absurdo não é um obstáculo”. Napoleão Bonaparte

Mais Lidas