
O deputado estadual Elcio Alvares (DEM) está com os dias contados na liderança do Governo na Assembleia Legislativa. E sabe disso, pois já recebeu sinais do governador Renato Casagrande de que não é mais desejado na função. Elcio assumiu a liderança em novembro do ano passado e, logo de início, até fez figuração para defender a gestão atual das críticas surgidas em plenário. Mas a máscara não durou nada. Bastaram ganhar força as articulações políticas da eleição deste ano e Elcio mostrou de que lado sempre esteve: do antigo aliado, o ex-governador Paulo Hartung (PMDB), quem ele tanto defendeu e serviu de escudo na Assembleia como líder do Governo e presidente da Casa. Mesmo empenho nunca demonstrou em relação a Casagrande, mas exagerou na omissão nos últimos tiroteios para cima do socialista, puxados por outro discípulo de Hartung, Paulo Roberto (PMDB). Elcio mudo estava e mudo ficou. Logo agora, deixou o “circo pegar fogo” e, provavelmente, até gostou. Essa escolha de Elcio como líder, na verdade, sempre foi perigosa. Além da relação entre Elcio e Hartung, o DEM é presidido pelo prefeito de Vila Velha, Rodney Miranda, cria do ex-governador, que interfere a torto e a direito no partido. Mais uma jogada calculada de Hartung, que agora pesa no colo de Casagrande. Mudança tem que ser para ontem.
Nunca enganou II
Vale voltar ao cenário que antecedeu a escolha de Elcio na função. Mais governista dos governistas, o deputado, de um dia para outro, passou a liderar o bloco dos insatisfeitos do governo Casagrande, para desgastá-lo. Meses depois, ganhou a liderança.
Nunca enganou III
Como antecipado pela coluna Socioeconômicas desse final de semana, o substituto de Elcio deve ser Atayde Armani. Embora também do DEM, sempre foi leal ao governador.
Interior
Por falar em Hartung, enquanto o ex-governador não confirma sua participação no pleito, caminha em Ibatiba (região do Caparaó) na tarde desta segunda-feira (7), acompanhado de vereadores, cumprimentando lojistas e moradores. Se isso não é estar em plena campanha…
Segue…
O ex-governador avança, assim, para as áreas “demarcadas” por Casagrande, que faz um trabalho forte no interior, com apoios de prefeitos. Não tem muito tempo, o governador passou pela cidade, repetindo esta mesma cena.
Fiasco
A péssima avaliação da gestão de Rodney em Vila Velha, divulgada em A Gazeta, não causa surpresa alguma. E pode ser até pior, considerando que a pesquisa foi feita pelo Instituto Futura, que alivia bem para Hartung e aliados. Aguenta em pé até 2016?
Fiasco II
Do articulador da Rede no Estado, Roberto Beling, no Twitter: “será que o delegado Rodney Miranda indiciaria o prefeito Rodney Miranda por estelionato eleitoral???”.
Fiasco III
Do ex-vereador João Batista Babá (PT), também no Twitter: Vila Velha é um barco à deriva. Esse é o choque de gestão fruto do estelionato eleitoral”.
Legislativo
Esta semana marca o retorno do ex-secretário de Estado de Esportes Vandinho Leite (PSB) à Assembleia Legislativa e do ex-secretário de Transportes de Vitória Max da Mata (PSD) à Câmara. Aliados de Casagrande e do prefeito Luciano Rezende (PPS).
140 toques
“Usei hoje [domingo, 6], de Vila Velha- Vitória, nosso Bike GV. Mais de 4.000 ciclistas por mês usando”. (Governador Renato Casagrande – no Twitter).
PENSAMENTO:
“Os lobos perdem os dentes, mas nunca a sua natureza”. Curtis L. Johnson