Domingo, 05 Mai 2024

Omissão aqui e lá

Como se não bastasse entrar atrasada na discussão dos royalties do petróleo, a Assembleia Legislativa ainda não sabe por onde começar a preparar o projeto para taxar as petroleiras que atuam no Estado. A Assembleia do Rio de Janeiro já aprovou o projeto, que agora aguarda apenas a sanção do governador fluminense para entrar em vigor. 

 
Já no Espírito Santo, a Mesa Diretora, que teve a ideia de fazer a mesma coisa – confirmando ainda mais essa impressão do mercado político de que o Espírito Santo está mesmo a reboque o Rio nesta questão –, não sabe por onde começar. 
 
Para piorar, quem se oferece a ajudar? O senador Ricardo Ferraço (PMDB). Uma nota na coluna Victor Hugo, de A Gazeta desta sexta-feira (28), mostra a gravidade da situação. Segundo a coluna, o senador se reuniu ontem com o pai, o presidente da Assembleia, Theodorico Ferraço (DEM), para oferecer seu projeto que prevê taxação das petroleiras que atuam no Espírito Santo. 
 
A coluna critica a inoperância e omissão do conjunto da Assembleia no problema, questionando se não há um parlamentar em condições de elaborar tal proposta. Está certo. Mas, vamos além. Ricardo Ferraço tem alguns projetos em relação aos royalties protocolados no Senado, é verdade, mas nas semanas do vale-tudo que aconteceram em Brasília, o senador foi tão omisso quanto os parlamentares capixabas. 
 
Ao contrário dos parlamentares do Rio de Janeiro, que agiram em bloco e com um discurso uníssono na defesa da manutenção do veto da presidente Dilma sobre a manutenção dos repasses diferenciados para os estados produtores, a bancada capixaba estava completamente perdida nas movimentações que se desenrolavam no plenário do Congresso.
 
Fragmentos: 
 
1 – Com a definição do PPS para ter novo candidato, a disputa eleitoral em Guarapari dá sinais de que será pulverizada. Se vai sobrar candidato, o problema vai ser atrair o eleitor em pleno verão para votar. 
 
2 – O prefeito de Linhares, Nozinho Correa (PDT), parece estar disposto mesmo a cumprir o que prometeu sobre sua equipe. Disse que contrataria gente qualificada. O perfil até aqui é totalmente técnico. 
 
3 – Naciene Vicente (DEM), que deixa a prefeitura de Ibiraçu na próxima segunda-feira (31), assumirá a Secretaria de Desenvolvimento da vizinha, Aracruz, na equipe de Marcelo Coelho (PDT). 

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 05 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/