quinta-feira, julho 3, 2025
17.9 C
Vitória
quinta-feira, julho 3, 2025
quinta-feira, julho 3, 2025

Leia Também:

Panos quentes

O absurdo da falta de leitos para crianças com câncer no Hospital Infantil de Vitória, inclusive com registro de óbito, ganhou as capas de jornais e os telejornais nos últimos dias e o governo Paulo Hartung (PMDB) se viu, mais uma vez, em maus lençóis. Corrida de um lado para tentar aliviar as críticas, mostrar serviço, corrida do outro, no caso, Assembleia Legislativa para amenizar as críticas ao secretário da Saúde, Ricardo de Oliveira. Como deputado ligado à área, Dr. Hércules (PMDB), que já vinha na tentativa de minimizar para a atual gestão, chamando à responsabilidade a bancada capixaba e o governo federal, sugeriu a criação da Frente Parlamentar de Enfrentamento ao Câncer Infantojuvenil. Pois bem, a audiência pública para tratar da questão foi lançada na tarde desta quarta-feira (31), no plenário da Casa, com a presença de Ricardo de Oliveira, e da presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (Sobope), Teresa Cristina Cardoso Fonseca. Há 20 dias a médica reprovou o atendimento no Infantil, dando início à crise no governo. Ela afirmou, para desespero de Oliveira, que o hospital sequer atendia aos protocolos estabelecidos pela Sobope. Ricardo Oliveira, desta vez, adotou tom menos reativo, porém, não menos prepotente: seguindo o mantra do chefe Hartung sobre todas as áreas caóticas, avisou que a saúde do Estado “ainda servirá de referência nacional”. Já Hércules fez as vezes de um bom anfitrião da base do governo. Colocou panos quentes, demonstrou preocupação, mas deixou claro que a gestão estadual tem dado respostas. O assunto é grave, exige debates e providências urgentes, porém, basta puxar na memória. Qual o efeito prático dessas incontáveis frentes criadas na Assembleia, a não ser para servir de palco político?

 
Em campo
Depois de muita espera, surgem as primeiras notícias do ex-prefeito de Vitória, Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB), como secretário nacional de Desenvolvimento Urbano. O tucano está na imprensa por conta de uma visita a áreas atingidas pelas chuvas em Maceió, Alagoas, realizada pela equipe técnica do Ministério das Cidades.
 
‘Internas’
Turbulências no PP capixaba. O tesoureiro geral, Aerton Vieira, estaria de licença desde novembro; o primeiro vice-presidente e jornalista Willian Abreu não fala com o presidente regional, deputado federal Marcus Vicente; e o partido só tem dois diretórios (Regional e o de Guarapari) – o resto é Comissão Provisória (o presidente muda a qualquer hora).
 
‘Internas’ I
O próprio Willian, que alega rompimento com Vicente por divergências nas últimas eleições, diz que sequer é convidado para as reuniões da Executiva. Ele lembra que o PP ficou distante do seu objetivo em 2016 (elegeu 51 vereadores da meta de 100 e três prefeitos da meta de seis a dez) e pergunta: “até quando a Executiva vai ficar vendo o barco passar sem fazer nada? Vai esperar a eleição de 2018 ou vai ficar a reboque dos outros partidos?”.
 
 
‘Esculacho’
Tem razão o deputado estadual Bruno Lamas (PSB) de denunciar e pedir providências em relação ao depósito de carros que virou o canteiro da Avenida Civit, no Parque Residencial Laranjeiras, na Serra. Uma via importante, ocupada indevidamente pela Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos localizada no bairro.
 
Demorou
Finalmente, apareceu uma iniciativa para mudar o nome da Avenida Dante Michelini, na Praia de Camburi, em Vitória. A Câmara abriu consulta pública online sobre estender o nome do viaduto Araceli Cabrera a toda avenida. A data do assassinato de Araceli, em 1973, depois de sofrer abuso, instituiu o Dia Nacional de Luta contra o Abuso e a Exploração Sexual – ela tinha nove anos. E onde está localizado o viaduto?
 
Demorou II
…exatamente na avenida que homenageia o pai e avô de dois suspeitos do crime apontados pela Justiça, Dante Michelini e Dante Michelini Junior, o Dantinho. Apesar da repercussão do caso, porém, eles e o terceiro investigado, Paulo Helal, todos de famílias influentes e tradicionais da Capital, conseguiram reverter a sentença condenatória e foram absolvidos após recurso no Tribunal de Justiça.
 
Mudança
O ex-prefeito de Guaçui, Luciano Machado, assumiu a Secretaria de Obras de Cachoeiro de Itapemirim, gestão do prefeito Victor Coelho (PSB). Ele substitui o engenheiro César Penedo, que vai para iniciativa privada.
 
Gol de placa
O presidente da Federação Capixaba de Futebol, Gustavo Vieira, acompanhado do vice-presidente da entidade e superintendente do Vitória Futebol Clube, Antônio Perovano, foram recebidos na manhã desta quarta-feira (31) pelo presidente da Assembleia Legislativa, Erick Musso (PMDB). Na pauta do encontro, o pedido de emendas parlamentares, além da proposição de um projeto de lei para garantir incentivos fiscais a empresas que investirem no futebol local. 

 

140 toques
“Empresa Nestlé quer retirar direitos dos trabalhadores da fábrica Garoto. Diretoria na luta por acordos coletivos dignos”. (Linda Moraes – coordenadora do Sindialimentação – no Twitter).
 
PENSAMENTO:
“Em estado de dúvida, suspende o juízo”. Pitágoras

Mais Lidas