quarta-feira, novembro 12, 2025
26.9 C
Vitória
quarta-feira, novembro 12, 2025
quarta-feira, novembro 12, 2025

Leia Também:

Pedradas

Depois de ter sua candidatura à prefeitura de Vitória festejada pelo vice-presidente Michel Temer, o deputado federal Lelo Coimbra (PMDB) deu o pontapé inicial de sua campanha em propaganda partidária exibida na noite dessa terça-feira (23). O assunto não poderia ser outro, a questão ambiental, sem dúvida, o que vai nortear a disputa deste ano. Lelo começou pelo pó preto, para dizer que o atual prefeito Luciano Rezende (PPS), três anos depois, nada fez para resolver o problema. De quebra, aproveitou também para cutucar a tal gestão democrática que Luciano tanto vende, convocando a população a resgatar “o direito de participar das decisões da cidade”. Em tempos de evidência da lama tóxica, poluição do ar, esgoto, praia poluída e etc., Luciano sabe que tem telhado de vidro e vai receber pedrada de tudo quanto é lado. Tanto é que, de uma para outra, resolveu fazer e acontecer. A pergunta que não quer calar: exposição excessiva na mídia, alertas e pose de gestor preocupado, a essa altura do campeonato, apagarão anos de omissão da memória do eleitorado?
Oi?
A propósito, o prefeito dizer que está surpreso com os níveis de poluição do mar em Camburi só pode ser piada. 
Oi II?
O mesmo digo em relação ao Ministério Público do Estado (MPES), que agora – só agora – quer saber quem joga esgoto no mar. Já esqueceram do passivo da Vale e da ArcelorMittal?
Forçou
Na missão de conseguir convencer que o meio ambiente é sua bandeira “desde sempre”, Luciano arrumou um secretário que adora aparecer na mídia e não perde um holofote. Dizem que até palestra em escolas Luiz Emanuel Zouain tem feito para falar do assunto. Está bom ou quer mais?
Carona
Não que Lelo tenha também trajetória na área, pelo contrário. Além disso, é do PMDB e aliado do governador Paulo Hartung, quem mais concedeu benefícios às poluidoras Vale e ArcelorMittal para aumentarem, a cada ano, suas emissões de poluentes, chegando a limites intoleráveis. Mas Lelo não foi prefeito e está na posição de franco atirador.
Posição clara
Dos nomes que se apresentam em Vitória, até agora, o único que mantém coerência em seus posicionamentos em relação às empresas e seus impactos é o deputado estadual Enivaldo dos Anjos (PSD). Pelo menos, desde que assumiu a cadeira na Assembleia. 
Não cola
Mais enrolado do que tudo na Justiça, o deputado estadual Edson Magalhães – saiu outro dia do PMDB – circula por Guarapari na tentativa de consolidar, mais uma vez, o papel de vítima de “complôs políticos”. Na verdade, o que dizem mesmo é que já caiu a ficha de Edson de que sua candidatura a prefeito naufragou. A situação do deputado é complicadíssima.

Repeteco

Ainda sem partido e no caso de confirmada sua proibição de entrar no pleito, Edson terá tempo de produzir um nome para apoiar? Na última vez, ele utilizou estratégia parecida com o atual prefeito Orly Gomes (DEM) e a disputa foi apertada. Orly venceu por apenas 1.700 votos do segundo colocado, Carlos Von (PSL). Os ex-aliados, hoje, estão rompidos.
Absurdo
Até quando a mídia corporativa, a classe política e o governo do Estado se fingirão de cegos em relação à ocupação dos camponeses na Secretaria de Estado da Educação (Sedu)?
140 toques
“84 anos de voto feminino. E nem 10% ainda de mulheres no poder político. Vamos à luta!!!!”. (Ex-deputada federal Iriny Lopes – PT – no Twitter).
PENSAMENTO:
“Muitas vezes é a falta de caráter que decide uma partida. Não se faz literatura, política e futebol com bons sentimentos” . Nelson Rodrigues

Mais Lidas