A mudança no secretariado do governo Paulo Hartung (PMDB) remete à cronologia da candidatura do deputado estadual Enivaldo dos Anjos (PSD) à prefeitura de Vitória. Considerado um nome com possibilidade de crescimento durante a campanha eleitoral, por priorizar temas ignorados pela classe política e outros polêmicos – CPIs do Táxi, dos Guinchos e Pó Preto -, não é novidade que o projeto do deputado naufragou porque não conseguiu formar um leque de alianças capaz de consolidá-lo na disputa. O que o mercado atribuiu a movimentações do palácio – embora não faça exatamente oposição, a pontaria de Enivaldo desagrada o governador -, mas, também do próprio PSD, que não teria se esforçado para manter tal candidatura e acabou fechado com Amaro Neto (SD), abrindo mão de uma empreitada com a marca do partido. À frente dessa articulação partidária contrária a Enivaldo, nada mais, nada menos, do que o presidente estadual do PSD José Carlos da Fonseca Júnior, o Zecarlinhos. Que vem a ser agora o secretário da Casa Civil, cuja nomeação foi publicada no Diário Oficial desta segunda-feira (22) e pegou o mercado político de surpresa. Ele ocupa a cadeira de Paulo Roberto que – pasmem! – assumiu a Fazenda. O desenrolar dos fatos na Capital e as queixas de Enivaldo de isolamento dentro no partido, somados a esse assento estratégico, logo viraram alvo de comentários nos bastidores. Função nova de Zécarlinhos explica alguma coisa dessas movimentações que deixaram o deputado a ver navios?
‘Meritocracia’
A propósito, Hartung acha que convence quem com essa história de que a nomeação de Paulo Roberto na Secretaria da Fazenda é uma escolha técnica e não política? Cadê a trajetória dele na área?
Diferença
A ex-secretária Ana Paula Vescovi e Cristiane Mendonça, que a sucedeu até agora, concorde ou não com o que dizem, são quadros técnicos. Agora Paulo Roberto…está mais para “cão de guarda” dos interesses de Hartung.
Claro, claro…
O deputado estadual Da Vitória (PDT), aliás, correu para as redes sociais para postar foto ao lado de Paulo Roberto, com os seguintes elogios: “O bom trabalho realizado à frente da Casa Civil o credenciou ao cargo de secretário da Fazenda”. Sei!
Festa
O Psol lança nesta quinta-feira (25), na Rua Sete, Centro, as candidaturas de André Moreira e da vice Brice Bragato à prefeitura de Vitória e de Camila Valadão e Edmar Santos de Souza a vereador. Será às 18 horas, na Casa da Alba.
Cadê?
A Juntos – SOS Espírito Santo Ambiental avisa aos candidatos a prefeito em Vitória: aguarda as propostas para enfrentar os principais problemas ambientais da população, a poluição do ar, do mar e dos manguezais. Tomara que não precise aguardar sentada.
Cadê II?
Por falar nisso, o vereador de Vitória Davi Esmael (PSB), candidato à reeleição, anuncia nas redes sociais que participou da 5ª Maratona Aquática 24 horas realizada nesse final de semana pela Associação dos Amigos da Praia de Camburi (AAPC). Participar é mole, quero ver cobrar providências do prefeito e aliado Luciano Rezende (PPS).
Não é possível
Dia desses, um leitor de Rubem Braga foi à livraria Saraiva, no Shopping Vitória, procurar o novo livro que reúne crônicas inéditas do escritor sobre música, arte e política. A vendedora o surpreende dizendo que não há o livro, que não conhece Rubem Braga. Ele então explicar a importância dele e, ao dizer que era um escritor capixaba, coisa e tal, ela rapidamente emendou: “ah, então é por isso, não trabalhamos com autores capixabas…”. Como?
Não é possível II
Não vender livro de autores capixabas já é praticamente um desatino, quando se trata de Rubem Braga, piorou. Ainda espero, porém, que tenha sido uma extrema má vontade da vendedora. Nada justificaria tamanha falta de visão. De todo jeito, é de causar espanto.
Nas redes
“Hoje pela manhã [segunda, 22], o prefeito Audifax acordou bem. Embora seu estado de saúde ainda seja grave, ele está melhor a cada dia. Como ainda não está podendo falar, ganhou da equipe médica um quadro e um pincel piloto para se comunicar com as pessoas. E suas primeiras palavras foram uma declaração de amor a Serra e a todos os que estão orando por ele: “Amo vocês. E obrigado por tudo”. (Assessoria do prefeito – no Facebook).
PENSAMENTO:
“O segredo é o emblema da fraude”. Sir John Chadwick