sábado, março 15, 2025
26.9 C
Vitória
sábado, março 15, 2025
sábado, março 15, 2025

Leia Também:

Portas abertas

Assim, do nada, sem pretexto aparente, o ministro das Cidades Gilberto Kassab (PSD) apareceu semana passada no Espírito Santo para se reunir com o governador Paulo Hartung (PMDB). Na pauta, obras de macrodrenagem, BRT e habitação. Um encontro prosaico entre gestores para discutir projetos. Mas o que circula nos subterrâneos do mundo político não é tão prosaico. Como se sabe, Kassab se movimenta para refundar o Partido Liberal (PL). Por outro lado, Hartung já emitiu sinais de que poderia deixar o PMDB. Daí isto que transpira pelos corredores do poder: a visita a Vitória foi menos para ouvir demandas de Hartung do que para abrir-lhe as portas do PL. E na manhã desta terça-feira (13) os dois voltaram a se encontrar, desta vez em Brasília. Aí tem.
 
Portas abertas II
O senador Ricardo Ferraço (PMDB) também estaria discutindo sua saída do partido para entrar no PL. A questão, porém, é a eleição no Senado, em que é aventado para a disputa à presidência. Mas, se sair, prejudica sua candidatura, uma vez que quem elege o presidente é a maior bancada do Senado.
 
Polêmica vazia
Não dá para entender o motivo da polêmica que os deputados eleitos armaram em torno da escolhas dos gabinetes. Teve discussão, teve sorteio. Mas, com ou sem vista para o Convento, é o lugar onde eles menos ficam. 
 
E agora?
Primeiro, o presidente do TJES, desembargador Sérgio Bizzotto, cobra a manutenção do orçamento do Judiciário. Depois, o presidente da Assembleia, Theodorico Ferraço (DEM), após reunião com Hartung nessa terça (12), diz que cortes são necessários em todas as áreas – inclua-se o Juduciário. Como, afinal, Hartung vai proceder? Em seu primeiro mandato, o Judiciário foi a área que mais recebeu recursos de seu governo e foi um dos principais pilares do então “arranjo institucional” hartunguiano.
 

 
Em votação
Repare a foto acima. Os deputados estaduais, reunidos nessa segunda-feira (12) na sala da presidência da Assembleia, votam alguma coisa durante o sorteio dos gabinetes. Estão todos de mãos levantadas. Mas, agora, repare o quadro ao fundo. É Jesus Cristo: também de mãos erguidas, parece tomar parte da votação. Votou com a maioria.
 
Mas…
Jesus ergueu a mão, mas, claro, não está votando coisíssima nenhuma. Trata-se do quadro “A Ressurreição de Lázaro”, do pintor cachoeirense Levino Fânzeres, que adorna a sala da presidência. “Levanta-te e anda”, dirá o filho de Deus ao mendigo e leproso. 
 
Destaque
O deputado estadual Genivaldo Lievori vai comandar o PT estadual. Ou seja: agora vai.
 
Lero-lero
Nos próximos quatro domingos, uma série de protestos contra o pó preto acontece em Vitória. Nossos pulmões bem sabem a dor e o sofrimento que é respirar o ar da capital capixaba. Mas as poluidoras – Vale e ArcelorMittal – não estão nem aí. Elas insistem na velha ladainha: fazem controle de poluição. Quer dizer: insistem em achar que nascemos ontem.
 
Gratificação
Vitória sancionou a lei que institui a gratificação de produtividade aos servidores que exercem atividades fiscais nas áreas de postura, obras, transporte, limpeza urbana, meio ambiente, consumo e vigilância sanitária. Com isso, os fiscais deixam de receber a gratificação de 40% sobre o valor da multa aplicada.
 
140 toques
“Se colocarem o PT para administrar o deserto do Saara, em breve vai faltar areia”. O vereador de Vitória Luiz Emanuel Zouain (PSDB) cheio de veneno no twitter.
 
Pensamento
“Os homens devem ser conduzidos por uma mão de ferro numa luva de veludo”. Napoleão Bonaparte

Mais Lidas