
A cinco dias do segundo turno, o deputado federal e candidato a prefeito na Serra, Sérgio Vidigal (PDT), deixou a campanha acirrada contra seu adversário, o prefeito Audifax Barcelos (Rede), e foi para Brasília participar da discussão e votação da PEC 241 na Câmara dos Deputados nesta terça-feira (25). Enquanto os ânimos estão acirrados tanto por lá quanto aqui, com divergências, ocupações de escolas – inclusive na Serra – e protestos, Vidigal antecipou sua posição sobre a polêmica proposta nas redes sociais: é contra a PEC, pois acredita que ela “agride frontalmente o trabalhador brasileiro”, “tira recursos da saúde e educação, que já são de péssima qualidade”, e “aumenta o lucro do sistema financeiro do País, mantendo privilégios”. A posição marcada de Vidigal coloca o assunto em evidência pela primeira vez nas eleições municipais no Estado, onde os candidatos até agora preferiram se esquivar da PEC para evitar chumbo grosso, mesmo que tal aprovação represente também impactos locais nos próximos vinte anos. E vem no olho do furacão, contrapondo a campanha feita pela mídia corporativa e pelo próprio governador Paulo Hartung (PMDB) com declarações e artigos em favor da proposta apresentada pelo presidente Michel Temer – não à toa, o protesto dessa segunda-feira (24), no Centro de Vitória, acabou no Palácio Anchieta. Cada qual com seu ônus ou bônus, numa hora dessas, o que não dá é para se omitir. “Quem não aguenta o trote, não monta o burro”.
Posição marcada II
Givaldo Vieira, do PT, que se candidatou na Serra, sempre foi declaradamente contra, assim como o correligionário Helder Salomão.
Segue…
Já Lelo Coimbra (PMDB), que perdeu no primeiro turno a eleição a prefeito de Vitória é a favor, mas só puxou o debate depois. Enquanto Max Filho (PSDB), que ainda disputa em Vila Velha, na primeira votação pulou fora, mesmo estando na ocasião em Brasília para o jantar oferecido por Temer e, agora, está por aqui.
‘Ocupa tudo’
A propósito, o Regional da Nair faz visita de apoio à ocupação da escola Almirante Barroso, em Goiabeiras, nesta terça-feira (25). Muito samba e articulação.
Lamentável
Se a sessão dessa segunda-feira (24) na Assembleia Legislativa durou apenas meia hora, nesta terça os deputados bateram o recorde: dez minutos. Trabalhar pra quê, né?
Bancada
Em Pinheiros, extremo norte do Estado, mudanças na próxima composição da Câmara de Vereadores, após julgamento do recurso eleitoral do candidato derrotado Maninho (PDT), que validou seus 84 votos. O PDT, que havia feito apenas uma cadeira na coligação com PMN e PTdoB, passa agora a ter duas: Cleomar da Silva Fernandes e Anderson Enfermeiro. É o único partido com dois vereadores na Casa.
Reserva
Quem perdeu a vaga com a alteração foi Lucas de Sá, do PV, mesmo com 430 votos – o vereador mais votado no município conquistou 469 -, pulando para a condição de suplente. A mudança já consta no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Faltam cinco dias
Nenhum eleitor poderá ser preso ou detido a partir desta terça-feira (25), à exceção de casos de flagrante, sentença criminal condenatória por crime inafiançável ou desrespeito a salvo-conduto. A regra está prevista no Código Eleitoral e vale para a votação do segundo turno, no próximo domingo (29).
Não andou
O promotor de Justiça, Marcelo Lemos, arquivou mais um inquérito civil (2016.0017.1460-67) contra empresas poluidoras da Grande Vitória. Desta vez, o objeto era o “suposto excesso de pó preto no bairro Praia de Carapebus, advindo da empresa ArcelorMittal”. Decisão, comunicada pela Portaria nº 8.521 dessa segunda-feira (24), será enviada ao Conselho Superior do Ministério Público, para análise e homologação.
Não andou II
No início deste mês, Lemos fez o mesmo em relação a um inquérito (2014.0002.9400-07) instaurado para apurar denúncia de “possível despejo de resíduos retirados do Porto de Tubarão [administrado pela Arcelor e Vale] na Costa de Vila Velha”.
Nas redes
“A água que a Grande Vitória bebe neste momento! Poucos metros onde a água da Cesan é captada para tratamento, veneno puro e peixes mortos. O Parque de Jacarenema amanheceu nessas condições hoje [terça, 25]. Estamos indo para 12 anos de Paulo Hartung como governador e é isso que ele nos dá em retorno, além de um prefeito que destruiu parte dessa praia”. (Jacarenema, a Arena – no Facebook).
PENSAMENTO:
“Sê senhor da tua vontade e escravo da tua consciência”. Aristóteles