Desde os protestos de junho de 2013, o debate sobre a ética na política ganhou ainda mais força. Acima de projetos, o eleitor dá sinais de que busca candidatos sem manchas em sua trajetória. Não à toa, todos os candidatos fazem pose de éticos e advogam para si o título. No Espírito Santo, nesta reta final de campanha, esse parece ser o tom do embate. O governador Renato Casagrande e seu antecessor Paulo Hartung (PMDB), como integrantes do mesmo projeto, recorreram a estratégias diferentes para conquistar o eleitor. Como tem telhado de vidro, Hartung construiu discurso em cima do “debate de propostas”; já Casagrande, sabendo do telhado de vidro do adversário, e com dificuldade de se desvencilhar do governo passado, já que assumiu como continuidade, partiu para o comparativo, principalmente em relação aos perfis dos gestores. Vieram as denúncias e o pleito esquentou, porém, tardiamente. A apenas 13 dias das eleições, a questão terá peso decisivo na escolha dos eleitores? Mais de um ano após a população ganhar as ruas, disputa de outubro próximo será a prova de fogo.
Pesadelo
Nas redes sociais, Casagrande mexe com o assunto que deixa o prefeito de Vila Velha, Rodney Miranda (DEM), em pânico. Olha a frase: “durante a época das chuvas, enquanto eu movia todo o meu governo para começar a reconstruir o Estado, a turma do governo passado fazia turismo em Nova Iorque”. Enquanto Rodney tenta esquecer…
Corre por fora
A candidata ao Senado do PMDB, Rose de Freitas, continua circulando por igrejas da Assembleia de Deus. Nesse domingo (21) esteve em São Pedro, em Vitória. Outro dia, o presidente da Convenção das Assembleias de Deus no Espírito Santo (Cadeeso), pastor Orcar de Moura, apresentou João Coser (PT) como o candidato da entidade, em dupla com Hartung.
Barriga cheia
Por falar em Coser, o ex-prefeito tenta criticar Rose na imprensa corporativa, falando que a campanha dela é milionária. Ok, ela vai muito bem nessa área. Mas Coser não está longe. Já ultrapassou a casa do milhão e está logo atrás da deputada. E, assim como Rose, tem poucos e ótimos doadores.
Vale tudo
Quinta-feira passada, na tradicional feirinha da Constante Sodré, na Praia do Canto, em Vitória, só se ouviam comentários indignados em relação aos políticos que aparecem por lá apenas em ano eleitoral. É que o local virou point dos candidatos deste ano.
Chá de sumiço
Pergunta que não quer calar: por onde anda o presidente da Assembleia, Theodorico Ferraço (DEM)? Nem a sessão preside mais.
Proposital
O vereador de Vitória Marcelão Freitas (PT), ligado à Associação de Moradores de Jardim da Penha (AMJAP), vai homenagear os “seus” em sessão solene nesta terça-feira (23), no Clube 106. Levará, a tiracolo, seu aliado Alexandre Passos (PT), candidato a deputado estadual, para arrebatar alguns votos.
Divisão
O evento, que vai comemorar os 30 anos da entidade, deve gerar ciumeira. Também tem força na AMJAP o tucano Luiz Emanuel Zouain, que disputa a mesma cadeira de deputado estadual.
Destaque
A colunista de Século Diário, Wanda Sily, é uma das quatro finalistas do 10º Prêmio Barco a Vapor, de literatura infantil e juvenil, da Fundação SM. Foi selecionada entre mil escritores e concorre com o livro As Horas Tortas. O vencedor será divulgado nesta quinta-feira (25) e leva R$ 30 mil.
Nas redes
“Estamos [domingo, 21] na comunidade da Chapada do A, em Anchieta, com o candidato a deputado estadual Arthur Moreira, conversando com a população que resistiu e resiste aos grandes projetos que insistem em querer destruir as comunidades tradicionais”. (Camila Valadão – PSOL – no Twitter).
PENSAMENTO:
“Aqueles que tratam da política e moralidade separadamente nunca compreenderão nenhuma das duas”. Jean Jacques Rousseau