segunda-feira, dezembro 2, 2024
24.4 C
Vitória
segunda-feira, dezembro 2, 2024
segunda-feira, dezembro 2, 2024

Leia Também:

Pulga atrásda orelha

No interior do Estado, o mercado político quer saber: por que não foi publicada, até agora, a pesquisa realizada pela Solução Treinamento Marketing e Pesquisas Ldta, que aferiu votos nas disputas ao governo e ao Senado? Registrado no dia 22 deste mês no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o levantamento está pronto para publicação desde esse sábado (27). Mas, até agora, nada. Os números são importantes não só porque se trata de uma empresa séria, que já realizou pesquisas para Século Diário em eleições municipais, mas por representar o cenário eleitoral no interior capixaba. Além disso, os dados foram colhidos nas mesmas datas da última pesquisa do Instituto Futura, o que permitiria confrontar os resultados.  O levantamento da empresa Solução foi feito com 1.200 eleitores e contratado pela Associação dos Diários do Interior ES (ADI), para publicação em oito jornais do interior do Estado. Já há quem aposte alto: o cenário não agradou a quem bancou o trabalho. Palpites?

 
Restrito
A mesma empresa voltou a campo nos últimos três dias para fazer outra pesquisa, porém restrita ao município de Cachoeiro de Itapemirim, no sul do Estado. O foco são as disputas para deputados estadual e federal, mas votos ao governo e ao Senado também entraram no bolo. 
 
Reta final
A propósito, nestes dias que antecedem o pleito de domingo próximo (5), outras cinco pesquisas serão divulgadas: Brand/Século Diário, Enquete, Ibope, Futura e Flex Consult.
 
Faça o que eu falo…
Para quem criminalizou e criminaliza tanta gente no Estado, é até engraçado o apelo de Paulo Hartung (PMDB), com essa pose de vítima e ataque à família, que ele mesmo envolveu em seus negócios ocultos. E as constantes vítimas das manobras do ex-governador? Não têm família?
 
‘Eu não tenho carro…'
O candidato ao Senado pelo PSOL, André Moreira, incrementa sua campanha “dê uma carona para o João”. Está no seu Facebook:

 
Privilégio
No PT, continua a ciumeira de candidatos à Assembleia em relação ao esforço do candidato ao Senado, João Coser, para reeleger o deputado estadual Genivaldo Lievore. É que Coser, para recuperar o eleitorado de Genivaldo, que perdeu muitos votos em seu reduto, Colatina, tem circulado com o deputado a tiracolo na Grande Vitória, em áreas de outros petistas. 
 
Outra coisa…
Coser acusar a candidata do PMDB ao Senado, Rose de Freitas, de infidelidade partidária, é demais. Logo ele, que não faz campanha para seu candidato ao governo, Roberto Carlos (PT), assumiu palanque clandestino ao lado de Hartung, e circula tranquilamente por eventos de chapas adversárias? Faz-me rir.
 
Acolhido
A candidatura da filha Ana Flávia Azeredo a deputada federal tem oferecido alento ao ex-governador Albuíno, devido à maneira carinhosa como tem sido recebido pela população em suas andanças ao lado dela. A pessoas próximas, Albuíno tem dito que isso representa o resgate da sua relação com o Espírito Santo. 
 
Reforço
Em tempos de vacas magras, tem chamado atenção a campanha do Professor Junior Bola, do PV, a deputado estadual. Não tem dinheiro, mas conseguiu a façanha de mobilizar professores, alunos e ex-alunos, que estão nas ruas pedindo votos para ele. Sinal de que faz bem o seu trabalho.
 
Nas redes
“Queremos que o candidato Paulo Hartung explique à sociedade capixaba a omissão dolosa (intencional) dos seus bens, que certamente teve o objetivo de enganar os eleitores, além de provocar um desequilíbrio na disputa com os demais candidatos! Esse será o governador do Espírito Santo?! Já começamos mal!”. (Camila Valadão – PSOL – no Facebook).
 
PENSAMENTO:
“Quando se sepulta a verdade numa cova, ela vai se acumulando e chega a tomar uma tal força de explosão que, no dia em que explode, faz voar tudo em torno de si”. Émile Zola

Mais Lidas