O vice-governador Cesar Colnago (PSDB) não escondeu a satisfação ao ser chamado de “futuro governador” pelo prefeito de Vila Velha Max Filho (PSDB) durante a solenidade de posse realizada domingo (1). Como mostra a foto, o afago abriu-lhe um largo sorriso. Mas a provável ida de Hartung para o ninho tucano, como se especula, pode desafinar o saxofone de Colnago, que se considera o primeira na fila da sucessão estadual. Hartung sabe que é difícil passar o guizo em Colnago e permanecer no PMDB não lhe traria a segurança necessária para controlar o tabuleiro político do estado, como lhe apetece. Uma vez no PSDB, o cenário muda. Já entraria como principal liderança, negociando diretamente com os caciques tucanos. Teria, enfim, o partido nas mãos e o controle do processo de 2018. Aí o receio muda de lado: é Colango que passa a temer pelo próprio futuro, já que a fila da sucessão também traz o senador Ricardo Ferraço, do mesmo PSDB.
Colcha de retalhos
Com a provável ida para o PSDB, Hartung costura mais um tecido à colcha de retalhos que é sua trajetória política: PCB, PMDB, PSDB, PPS, PSB e PMDB. Um caos que nunca atendeu a predileções ideológicas, mas a conveniências de momento. Hartung quer alçar vôo para o Senado em 2018, mas, hoje, o PMDB lhe cortaria as asas.
Besta é tu
E o mundo é dos espertos, como o prefeito de Vitória, Luciano Rezende (PPS). Em seu Facebook, o prefeito pegou aquela carona nos resultados de redução de homicídio divulgados pelo governo estadual e divulgou a queda em Vitória como uma realização própria. Aí é mole.
Navalha de carne
A edição de 217 da Lei Rubem Braga corre riscos. O discurso oficial é que a Prefeitura de Vitória realiza há cerca de seis meses um levantamento de projetos contemplados ao longo dos últimos 20 anos que, no entanto e por algum motivo, não foram consumados. A intenção é resgatar os valores.
Navalha de carne II
Mas o que, parece, está em jogo, é uma questão contábil. Luciano Rezende faz do levantamento uma cortina de fumaça para anular a verba da Rubem Braga e, então, posar de gestor eficiente. Lastimável, pois em 2017 a Rubem Braga completa 25 anos de bons serviços.
Quem não chora…
Os senadores Magno Malta (PR), Ricardo Ferraço (PMDB) e o deputado federal Evair de Melo (PV) gravaram um vídeo com o presidente Michel Temer (PMDB) para anunciar que o Espírito Santo foi incluído em um grande programa do governo federal de combate à seca. Ferraço, lembram?, cometeu uma gafe ao garantir recursos do programa para o estado, que, no entanto, não fora incluído.
…não mama
Sensibilizado, digamos assim, Temer pediu a imediata inclusão do estado no programa ao ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho. No final, só faltou falar que é fã da moqueca capixaba.
Pacífico
O senador Ricardo Ferraço (PMDB) atualizou a foto de capa de seu perfil no Facebook com uma foto aérea da Praia da Bacutia, em Guarapari. Mas sobre o desmatamento na área causada pela as obras de construção de um condomínio de luxo ele não fala nada. Por que será?
Oi, tchau
Essa vem de Pinheiros. Na manhã dessa terça-feira (3), o ex-vereador José Luiz Coelho, o Coelhinho, assumiu a Secretaria de Saúde. À tarde, reuniu-se com o prefeito Arnóbio Pinheiro (PRB) e… pediu exoneração do cargo. A amigos, confidenciou que, em pouco tempo, o povo saberá o motivo de tão precoce saída. Vixe.
Só perguntando
Semanas atrás, o diretor-geral do DER-ES, Enio Bergoli festeja nas redes sociais acordo entre o governo estadual e a Prefeitura de Itapemirim para a reconstrução da ponte da ES-487, que desabou no último dia 17 após forte chuva. Segundo ele, será realizada licitação “nas próximas semanas”. Mas, pela importância da rodovia, que liga o município à BR-101, não seria o caso de obra emergencial?
Que perigo
Em tempos de crise econômica, todo cuidado é pouco. No Diário Oficial dessa terça (3), a Prefeitura de Piúma publicou nada menos que oito erratas de contratação por inexigibilidade cujos valores tinham sido publicados acima dos originais. As diferenças variam de R$ 500 a R$ 2.500. Imagine a confusão que Samuel Zuqui (PMDB) poderia arrumar para o sucessor, Professor Ricardo (PDT)?
Pensamento
“A lógica é o pior instrumento para o convencimento”. Antonio Delfim Netto