sexta-feira, julho 11, 2025
23.9 C
Vitória
sexta-feira, julho 11, 2025
sexta-feira, julho 11, 2025

Leia Também:

Queda de braço

 
Em meio à expectativa em relação à aliança do PSDB no Estado, se ficará com o governador Renato Casagrande ou com Paulo Hartung (PMDB), o que corre no mercado político é que, se a decisão fosse hoje, a tendência seria os tucanos fecharem com o ex-governador. Isso seria resultado da movimentação de Hartung feita com o DEM nacional, que agora pressiona o PSDB do presidenciável Aécio Neves. A articulação, como tratei na coluna passada, consiste numa chapa formada por Hartung ao governo; o ex-prefeito Luiz Paulo Vellozo Lucas ao Senado, e a vice com o DEM, provavelmente entregue ao homem de confiança de Hartung, Neivaldo Bragato. Nos bastidores, ganhou força a estratégia do ex-governador, formulada exatamente para fazer frente ao movimento de Luiz Paulo na direção de Casagrande que, até então, prevalecia. Agora, se a fórmula de Hartung vai se sustentar, já são outros quinhentos. A disputa de forças está rolando solta. E a decisão, mais uma vez, vem de cima.
 
Queda de braço II
No caso de Hartung levar o embate, o ex-prefeito e ex-presidente do Bandes Guerino Balestrassi vai mudar rapidinho o discurso de que não recua de sua candidatura ao governo do Estado por nada nem ninguém. Além de obedecer a todas as vontades do ex-governador, Guerino chegou ao PSDB pelas mãos do próprio Hartung.
 
Balde de água fria

A Assembleia Legislativa levou a segunda rasteira em sua intenção de levar fama por conta do fim do pedágio na Terceira Ponte. Primeiro, do governador Casagrande, que se antecipou aos deputados e anunciou a suspensão da cobrança por tempo indeterminado; e agora da Rodosol e do Tribunal de Contas, que não vão participar de debate na Casa sobre o assunto. O palanque ‘miou’. 

 
Balde de água fria II
 
Euclério Sampaio (PDT), Paulo Roberto (PMDB) e Theodorico Ferraço (DEM), os principais oportunistas da história, não se conformam. 
 
‘Estrelas’
Aliás, Theodorico e o prefeito de Vila Velha, Rodney Miranda, são os protagonistas das atuais propagandas partidárias do DEM. O primeiro tenta convencer seus eleitores de que realiza uma gestão participativa, já Ferraço quer ficar conhecido como o “deputado que é contra o pedágio da Eco 101”. Mas…não convencem.
 
Reação
O ex-vereador de Vila Velha João Batista Babá (PT), que andava sumido do Twitter, retornou à rede nos últimos dias com a corda toda. Depois de criticar a possibilidade de aliança entre PSB e PSDB, chamou o senador Ricardo Ferraço de traíra, porque não vota na presidente Dilma Rousseff.
 
Reação II
Gente, mas desde quando Ricardo Ferraço é chegado em Dilma? Pelo contrário, sempre criticou a gestão petista. Surpresa nenhuma.
 
Sem memória
Quem quiser ou precisar acessar as edições anteriores do jornal A Gazeta, pode sentar e chorar. Não há registros desde 2008 na Biblioteca Pública Estadual, nem no Arquivo Público. Já A Gazeta não permite consulta em ano eleitoral. Que coisa…
 
‘Xô, preconceito!’
Ato público na Praça Costa Pereira, Centro de Vitória, às 11 horas desta terça (13), marcará o Dia Nacional de Denúncias contra o Racismo. À frente do evento está o Conselho Municipal do Negro (Conegro).
 
140 toques
“Enquanto a Rede Nacional formula e constrói o consenso progressivo, a Rede ES faz a opção pelo ‘dissenso progressivo”. (Roberto Beling – articulador da Rede Sustentabilidade – no Twitter).
 
PENSAMENTO:
“O líder habilidoso subjuga as tropas inimigas sem luta; captura suas cidades sem sitiá-las; ele estende seu império sem operações no campo”. Sun Tzu

Mais Lidas