A mudança do deputado estadual Amaro Neto (PPS) de Vitória para Vila Velha movimentou o mercado político canela-verde. Isso porque, reforça o projeto do deputado novato de disputar a prefeitura em 2016, embolando ainda mais o cenário que já tem no páreo o prefeito Rodney Miranda (DEM) e, ao que tudo indica, o ex-prefeito Neucimar Fraga – de saída do PV. Confirmada a estratégia, Amaro fará o mesmo percurso de Rodney, que iniciou sua vida política também como o mais votado à Assembleia em 2010. Os dois têm outra semelhança, escolheram como bandeira uma área de apelo popular, a segurança. Rodney foi eleito com a imagem do “Rambo Capixaba”, já Amaro é considerado uma espécie de “salvador da pátria”, efeito da sua atuação no programa de TV Balanço Geral. Em termos de votação, os números também são próximos. Em 2010, Rodney recebeu 16,3 mil votos, três mil a mais que Amaro, o segundo mais votado no município. A diferença, agora, é que o Rodney que chegou com a bola toda à prefeitura, está em queda livre, enquanto Amaro passa por enquanto sem nenhum arranhão. Quer dizer: o mesmo feitiço que o demista utilizou para chegar ao posto, poderá voltar contra o feiticeiro.
Repeteco II
No total de votos, Rodney saiu na frente, obteve 65 mil na eleição à Assembleia em 2010 e Amaro Neto foi votado por 55,4 mil pessoas no Estado. Rodney, no entanto, tem voto nas classes mais favorecidas. Já Amaro é político do povo.
Forasteiros
Aliás, a eleição de nomes de fora em Vila Velha desde o período de Neucimar rompeu uma antiga regra do município, que era votar sempre em políticos da terra. Quem será o próximo?
Recompensa
Apostas na mesa já apontam o deputado estadual Gildevan Fernandes (PV) como o próximo escolhido a ganhar assento no Tribunal de Contas. Isso seria possível com a aposentadoria por idade do conselheiro Sérgio Borges, que coincide com o final do mandato de Hartung. Agora se o projeto que amplia esse limite para 75 anos andar, os planos podem ir por água abaixo.
Tiro certeiro
Por falar nisso, a informação de que o conselheiro de Contas Sebastião Carlos Ranna irá relatar as contas deste ano do governo Paulo Hartung (PMDB), seguindo o critério de rodízio e antiguidade, explica o movimento orquestrado para liquidá-lo. Hartung já sabia e tratou de iniciar o bombardeio. Logo Ranna, hein, governador!
Tudo dominado
A definição do deputado estadual Euclério Sampaio (PDT) como último membro da CPI do Pó Preto é mais uma confissão de que a investigação está sob a batuta do governo do Estado. Definitivamente, não dá para levar a sério.
Tudo dominado II
E o PT, de novo, serviu de manobra para Paulo Hartung. Se ainda conservasse suas bandeiras histórias, jamais abriria mão da cadeira, como fez agora. Jogada para entregar a vaga de mão beijada a Euclério.
Tudo dominado III
A Vale foi fazer visita institucional na Assembleia nessa terça-feira (10), viu. Não tem nada de lobby não. É piada atrás de piada.
140 toques
“Dizer que não há dinheiro para as despesas é desonestidade com a população, prejudicada com a paralisação de obras e cortes de gastos”. (Renato Casagrande – PSB – no Twitter).
PENSAMENTO:
“Os homens deveriam fazer com suas esperanças o que fazem com as galinhas: cortar suas asas para que não possam fugir voando”. Lorde Halifax