O PSDB é um dos partidos que o mercado política aventa como possível destino de Paulo Hartung (PDMB) em uma eventual mudança partidária. Mas com o vice César Colnago, o secretário de Ciência e Tecnologia, Vandinho Leite, o secretário de Transportes, Paulo Ruy Carnelli, e, agora, a chegada de mais dois nomes de sua confiança ao partido, o secretário de Agricultura, Octaciano Neto, e o diretor-geral do DER-ES, Enio Bergoli, essa ideia de ir para o PSDB pode ser muito bem descartada – e a senadora Rose de Freitas (PMDB) que se cuide. Hartung já não precisa ir para o PSDB só para controlar o partido: pode ficar no PMDB só para atazanar a senadora, que por ora desponta como sua grande adversária na disputa ao governo em 2018. Rose vai mudar de partido? Dificilmente. Vai ter que aguentar as traquinagens que Hartung vai colocar no seu caminho. Vide as palavras nada afáveis que o deputado federal Lelo Coimbra (PMDB) dirigiu à senadora nesta quarta (4) na coluna Praça Oito, de A Gazeta. Mísseis teleguiados do Palácio Anchieta em direção à senadora.
Rose que se cuide
Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado
Falando em Lelo…
O deputado federal teve uma recaída. Após as eleições de 2016, quando disputou a Prefeitura de Vitória, todo mundo pensou que ele finalmente rompera os laços que o prendiam a Hartung. Mas aí, nesta quarta (4), aparece ele defendendo Hartung contra Rose como se defendesse a própria vida. Caso perdido.
E os deputados, hein?
As filiações de Octaciano e Enio ao PSDB são uma bacia de águas gélidas nos deputados estaduais. Eles, lembram?, vinham vociferando contra as movimentações do secretariado pelo interior com acusações de uso eleitoreiro das pastas. Octaciano é um dos alvos preferidos. O caso mostra que o choro legislativo não fez nem cócegas nos ouvidos de Hartung.
Divã
O PSDB vive capixaba uma fase típica do cachorro que balança o rabo. Ao invés do partido levar quadros para dentro do governo é o governo que está levando quadros para dentro do partido. O diretor-geral do DER-ES, Enio Bergoli, e o secretário de Agricultura, Octaciano Neto, não nos deixam mentir.
Enquanto isso…
O Diário Oficial desta quarta (4) registra a exoneração de José Carlos Buffon Júnior da subgerência de Inovação da Secretaria de Ciência e Tecnologia. Buffon Júnior é filiado ao PSDB.
Mudança
O deputado estadual Josias Da Vitória (PDT) deve ingressar em nova sigla e estuda propostas do PPS, Rede, PSB e Podemos. A coluna arrisca que ele vai para o Podemos e ficar na companhia do prefeito de Viana Gilson Daniel. Por outro lado, ele tem sido visto com frequência em eventos de filiação da Rede.
Aula de portugês
E essa proposta de extinção do pronome de tratamento Sua Excelência nas câmaras de Vitória e Vila Velha? Quem começou foi Mazinho dos Anjos (PSD), em Vitória, seguido por Osvaldo Maturano (PRB), em Vila Velha. Com todo respeito a Vossas Excelências, é como se Vitória e Vila Velha não tivessem problemas mais graves.
Olho nele
O supersecretário Fabrício Gandini (PPS) tem razão em ficar esperto com o vice-prefeito e secretário de Obras Sérgio Sá. Este acaba de desenrolar R$ 420 mil de um fundo municipal para destinar como auxílio-moradia a famílias remanescentes da ocupação de Mangue Seco. Com ações semelhantes, Sérgio vai preenchendo uma brecha imensurável na gestão Luciano Rezende (PPS): os investimentos sociais.
Mas…
Isso não livra Sérgio Sá da má condução do diálogo com os movimentos de ocupação em Vitória, que acontecem desde março. A Prefeitura de Vitória ignora as famílias de sem teto que ocupam prédios abandonados no Centro. Vexame.
O poder da bola
Veja o poder do deputado federal Marcus Vicente (PP), um dos mais proeminentes membros da “bancada da bola”. O deputado Roberto Britto (PP-BA) levou ao presidente Michel Temer (PMDB) pedido para livrar clubes de futebol da exigência de apresentar Certidão Negativa de Débito para se inscreveram em campeonatos. Tanta coisa para pedir e Marcus e companhia se dedicam a livrar a cara dos clubes. Baita gol contra.
140 toques
“Hoje é dia de São Francisco de Assis. Em tempo de tanto egoísmo, ódio e individualismo, lembremos os exemplos deixados por ele”. O deputado estadual Sergio Majeski (PSDB) no twitter.
Pensamento
“A política é a ciência da liberdade”. Pierre-Joseph Proudhon