quinta-feira, junho 19, 2025
22.9 C
Vitória
quinta-feira, junho 19, 2025
quinta-feira, junho 19, 2025

Leia Também:

Segredos

Legalmente, Paulo Hartung (PMDB) não fez nada de errado. Adequou a legislação estadual à Lei Federal 8.159/91, por meio da Portaria 17-R/2007 e determinou a destruição de documentos com mais de cinco anos de existência. Foi legal, mas deveria?
 
Ele mesmo acabou se complicando. Para tentar desviar o foco da história levantada pelo governador Renato Casagrande (PSB) sobre as viagens da ex-primeira-dama, jogou o questionamento da utilização do aluguel de jatinho pelo governo do Estado. Cobrou explicação sobre os valores e os nomes de quem embarcou na aeronave. 
 
Evidentemente Casagrande não ia responder à questão colocando apenas os dados referentes à sua gestão. É claro que gastos milionários com viagens nunca será uma ação que agradará à população. O valor neste caso é o mais irrelevante nessa história toda. Descobrir que os documentos referentes ao primeiro governo de Hartung foram destruídos é uma coisa complicada. 
 
Na questão do jatinho, mesmo, a situação acaba se invertendo. Hartung provoca Casagrande sobre os gastos, mas o governador apresenta os dados completos. Quanto custou e quem estava com Casagrande nos voos. No caso de Hartung, não há como saber quem acompanhou o ex-governador nas viagens.
 
Embora a atitude seja amparada pela legislação, não pegou bem, principalmente para quem está em campanha. Se a intenção era desviar o foco da polêmica sobre as viagens da ex-primeira-dama, Hartung acabou chamando a atenção para uma situação tão delicada quanto. 
 
Agora o ex-governador tem duas explicações a dar: quem estava com ele no jatinho fretada e por que sua mulher viajou 41 vezes nos fins de semana para Rio de Janeiro e São Paulo. Essa história de que se tratava de reuniões de trabalho em função do projeto Cais das Artes não está colando. 
 
Fragmentos:
 
1 – E de repente o patinho feio do Aquaviário virou motivo de briga entre os candidatos que governam o Estado há 12 anos. Até então todo mundo empurrava a história com a barriga, mas é eleição…
 
2 – As quintas-feiras no Álvares Cabral têm sido animadas para a classe política. Casagrande e Hartung tem se revezado no local para seus eventos com a militância. Nesta quinta-feira (18) é dia de Marina Silva participar de um ato do PSB no local.
 
3 – Aos poucos as atividades de campanha e as propostas dos candidatos vêm dando lugar às discussões do perfil dos nomes colocados ao governo do Estado.

Mais Lidas