Quinta, 28 Março 2024

Sem saída

 

Os sinais emitidos até agora sobre a disputa para o comando do PMDB no Estado indicam que a base do partido ainda terá que aturar mais um mandato do atual presidente, Lelo Coimbra (foto), embora esteja saturada de ver a sigla usada para atender aos interesses pessoais do deputado federal. Contribui para essa constatação a análise do comportamento que tem o próprio governador Renato Casagrande. Não é desejo do socialista mexer nas lideranças e partidos que garantem a estabilidade no seu leque de alianças,  o que inclui deixar tudo como está no PMDB, com o controle nas mãos do ex-governador Paulo Hartung. Para isso, Casagrande conta com um aliado e tanto, o deputado estadual Sérgio Borges, exatamente o nome que representaria a candidatura ideal para a base. Não há quem acredite que Borges encararia essa disputa, até mesmo para não ferir a lealdade que presta ao governador, o que é marca do perfil político do deputado. Já a vice-presidente da Câmara dos Deputados, Rose de Freitas, que andou mostrando disposição em entrar na briga, não teria condições de agregar, a não ser com os seus prefeitos aliados, nem todos do PMDB. Juntando as evidências, a previsão não é nada otimista para os diretórios municipais. Tudo indica que terão que engolir, a duras penas, mais um mandato artificial de Lelo. 
 
Gol de placa
O prefeito eleito de Vitória, Luciano Rezende (PPS), colheu ótimos frutos da primeira audiência pública realizada para ouvir as demandas dos moradores, na noite dessa terça-feira (20), em Jardim Camburi. Choveu horrores no momento do encontro, mas lotou e não era aquela estratégia de fazer volume com militantes de partido político. A população fez questão de comparecer, sinal de que estava ávida por ter voz. 
 
Carona
Não perderam a oportunidade de tentar colher os mesmos frutos alguns vereadores da Capital, que compareceram à audiência para apoiar a iniciativa e, de quebra, marcar pontos com os moradores do bairro. Além do campeão de votos na eleição deste ano, que é do PPS, o reeleito Fabrício Gandini, estiveram por lá Max da Mata (PSD) e Serjão Magalhães (PSB). Quem não conseguiu se reeleger também foi, como Aloísio Varejão (PSDB).
 
Põe na lista
Já que o clima era falar dos pepinos de Jardim Camburi, a chuva contribuiu bastante para o próprio Gandini alertar os presentes na hora de sair da escola onde foi realizado o encontro, lá pelas 21 horas. Quem veio de carro que se apresse, porque a rua alaga, recomendou o vereador, que conhece a área.  
 
Vínculo
A poluição do ar também foi lembrada com competência por uma moradora que pontuou o balde de água fria que Luciano jogou na cabeça de muitos capixabas, ao escolher para sua equipe de transição aquele que sempre fez o papel de interlocutor entre governos e poluidoras, José Armando de Figueiredo Campos, da ArcelorMittal. O prefeito eleito, para ela, colocou tudo a perder. E bem por aí. 
 
Secretariado
Comentários que circulam na área médica: Luiz Carlos Reblin aceitou o convite do prefeito da Serra, Audifax Barcelos (PSB), para comandar a secretaria municipal de Saúde. Em Vitória, está cogitado para o mesmo cargo Juarez Vieira (PSB), que foi candidato a vice-prefeito na chapa de Iriny Lopes (PT), o que consagraria a relação entre Luciano Rezende e o governador Renato Casagrande. 


Antidemocrático
O presidente da seccional capixaba da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-ES), Homero Mafra, candidato à reeleição, adotou a estratégia furada de não comparecer a debates. Nessa terça-feira (20), faltou a um realizado na Universidade Federal do Estado (Ufes), com o tema democracia – sugestivo, não?
 
Antidemocrático II
Já nesta quarta (21), apesar de ter confirmado sua participação, Mafra sumiu do debate que seria realizado na internet – Lexdata. Na falta dele,  o site fez entrevista com o outro candidato à presidência da Ordem, André Moreira. 
 
Presenças
Na abertura da exposição do ÁfricaBrasil Museu Intercontinental, no Congresso Nacional, compareceram figuras políticas de vários estados, entre governadores e parlamentares, inclusive os que representam a negritude, como o senador Paulo Paim (PT/RS) e a deputada federal Benedita da Silva (PT/RJ). 
 
No meio deles...
Ninguém menos do que o prefeito eleito de Linhares, Nozinho Correa (PDT). E ainda dizem que o HH – Homem Honesto – não tem cultura.
 
Registro
Seis jornais do interior do Estado criaram a Associação dos Diários do Interior (ADI-ES) - Tribuna do Cricaré (São Mateus), A Notícia (Nova Venécia), O Diário do Noroeste (Colatina), O Correio do Estado (Linhares), Espírito Santo de Fato e Aqui Notícias (Cachoeiro de Itapemirim).
 
140 toques
“Prefeito Neucimar é um dos convidados especiais em almoço promovido pelo governador Casagrande”. (Prefeito de Vila Velha – Neucimar Fraga – PR – no Twitter).
 
PENSAMENTO:
“A liberdade de eleições permite que você escolha o molho com o qual será devorado”. Eduardo Galeano

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 28 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/