quinta-feira, junho 19, 2025
23.9 C
Vitória
quinta-feira, junho 19, 2025
quinta-feira, junho 19, 2025

Leia Também:

Sem volta

 
Os meios políticos não têm mais dúvidas: está fechada a eleição deste ano e a aliança entre o PSB do governador Renato Casagrande e o PSDB já é considerada caminho sem volta. O cenário coloca em área de risco a candidatura do ex-governador Paulo Hartung (PMDB), que além de não ter aval de seu próprio partido, enfrenta resistência da maioria também no PT. Ao contrário do que costuma acontecer, tudo indica que Hartung errou em sua estratégia. O ex-governador achava que iria decidir a eleição no Estado por cima, podendo optar entre o palanque de Dilma e do tucano Aécio Neves quando bem entendesse, após cercar-se de garantias. Mas foi exatamente ao contrário, a nacional impôs o cenário local, com Luiz Paulo Vellozo Lucas candidato ao Senado na chapa palaciana. Vale lembrar o que Século Diário antecipou, no final do ano passado. O ex-governador havia prometido migrar para o ninho tucano e fechar com o senador mineiro, de quem sempre foi “chegado”. Mas não cumpriu. Agora se vê em momento de instabilidade, diante de uma articulação forte, que levará ainda a maioria dos demais partidos. O quadro não faz o tipo do ex-governador. Por essas e outras, ainda há quem desconfie: Hartung vai mesmo entrar nessa briga? A incógnita está no ar.
 
Reversão
Aliás, dizem que Hartung tentou falar com Aécio nesse domingo (4) o dia inteiro, para mudar o rumo da articulação no Estado. Não conseguiu.
 
Tête-à-tête
Nesta segunda-feira (5), seguiram para Brasília o presidente do PSDB no Estado, deputado federal César Colnago, e Guerino Balestrassi. 
 
Fim de linha 
E Balestrassi, hein? Novamente resolveu fazer o que seu mestre Hartung mandou, e vai ficar a ver navios. Ainda tem saída para ele na vida política?
 
Faça o que eu falo…
Pior é Guerino, com o histórico que tem, querer falar de ética em A Tribuna. Era a “estrela” da Rede Sustentabilidade, saiu saindo para o PSDB sem nem olhar para trás, depois deixou a presidência do Bandes pela porta dos fundos e, no final, acabou protagonizando tiroteio para cima de Casagrande, que deu a ele um cargo estratégico de governo. “Seu passado te condena”.
 
Alternativas
Se Hartung permanecer no páreo, PT vai acabar junto com o PMDB. Se não, os petistas terão que lançar candidaturas próprias ao governo e Senado para levantar o palanque de Dilma, com a tendência de ficar com o PDT, seguindo orientação da nacional. O partido de Sérgio Vidigal está de olho na disputa eleitoral de 2016 da Serra.
 
Alternativas II
Chegadíssimo de Hartung, o DEM não entrará em aliança onde estiver o PT.
 
Baixou o nível
O tom do deputado estadual Paulo Roberto (PMDB) indica como poderá ser a disputa deste ano. Em mais um de seus pronunciamentos na Assembleia, exaltou a pesquisa Futura – claro! coloca vantagem para Hartung – e chamou o governador Renato Casagrande de desequilibrado.
 
Truques
Não é só no Estado que predominam as desconfianças em relação às pesquisas eleitorais. Assim como os métodos da Futura, conhecida por defender interesses e vender um cenário eleitoral tendencioso, está dando o que falar no País a pesquisa do Instituto Sensus sobre a disputa presidencial. Veículos nacionais denunciam manipulação para favorecer o tucano Aécio Neves. 
 
Toma lá, dá cá
No campo nacional, a guerra já começou. Nesta segunda-feira (5), o PSDB protocolou no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) representação contra a presidente Dilma, por propaganda eleitoral antecipada, referente ao discurso do Dia do Trabalhador.
 
140 toques
“20 anos sem Mário Quintana. Nossa homenagem ao poeta gaúcho conhecido pela simplicidade e que marcou toda uma geração”. (Senador Ricardo Ferraço – PMDB – no Twitter).
 
PENSAMENTO:
“Sem alienação, não haveria política”. Arthur Miller

Mais Lidas