
A filiação ao PDT do secretário de Estado de Agricultura, Octaciano Neto, vai e vem aparece na imprensa local. Já é dada como certa, aguardando apenas o momento ideal para ser oficializada. Há, de fato, muito interesse do partido em garantir o secretário em seus quadros, sobretudo agora, considerando o atual cenário político do País. Com o anúncio da candidatura a presidente do ex-governador do Ceará e ex-ministro por duas ocasiões, Ciro Gomes, o PDT vai precisar, mais do que nunca, de candidatos ao governo nos estados. No Espírito Santo, como circula no mercado político, o partido tem bons quadros, porém, em cargos de deputados estaduais (Euclério Sampaio, Da Vitória e Rodrigo Coelho) e de federal (Sérgio Vidigal), que não seriam a aposta da sigla em 2018. Octaciano está hoje numa pasta que, tradicionalmente, elege seus comandantes. Muitos trilharam esse mesmo caminho e estão em cena até hoje. Bom para o PDT, bom para Octaciano, que tem pretensões políticas e já deixou isso claro. Mas tal definição, não dependerá nem do partido, nem do secretário, e sim dos planos de Paulo Hartung (PMDB) para a próxima eleição. O governador ainda esconde o jogo, mas sobre Octaciano não parece ter dúvidas: é uma das principais peças do tabuleiro palaciano.
Articulações
A propósito, Vidigal se reuniu nesta segunda-feira (5) com os pré-candidatos a prefeito de Fundão Joilson Rocha Nunes – Pretinho – e de Muqui, Nicolau Esperidião Neto. Nos dois municípios, haverá novas disputas, por problemas dos eleitos com a Justiça Eleitoral.
Morde e assopra
O senador Ricardo Ferraço decidiu ficar em cima do muro na polêmica sobre o PSDB sair ou não do Governo Temer. Ele tenta separar o presidente das reformas: diz defender a saída do partido da gestão, mas que vai lutar pela aprovação das reformas Trabalhista e Previdenciária, que têm a marca Temer.
É governo
Já o ex-prefeito Luiz Paulo Vellozo Lucas preferiu nem opinar em matéria de A Tribuna nesta segunda. Vai falar o quê? O tucano é secretário nacional de Desenvolvimento do Ministério das Cidades.
Incisivo
No contra fluxo, o deputado estadual Sérgio Majeski, que defendeu o desembarque imediato do partido da gestão Temer. Esse foi, inclusive, o teor de uma nota divulgada pelo diretório da Capital.
Constatação
Como os políticos do Estado “pensam” no meio ambiente em todo cinco de junho (Dia Mundial do Meio Ambiente), hein?! Que piada!
Faça o que falo…
Por falar nisso, Hartung aproveitou a data para criticar o presidente dos EUA, Donaldo Trump, por ter anunciado a retirada do Acordo Climático de Paris. “Horroroso e condenável”, enfatizou o governador, para falar de “equilíbrio, sustentabilidade e redução dos índices de emissões de poluentes”. Sem comentários para Trump. Agora…logo tu, Hartung?!
Presença
Deputados estaduais estiveram mais uma vez no Tribunal de Justiça nesta segunda para tratar da reabertura do Hospital Santa Rita, em São Gabriel da Palha (noroeste do Estado). Presença notada da deputada Raquel Lessa (SD), ex-prefeita do município e a quem o proprietário do hospital, Luiz Pereira do Nascimento, atribui responsabilidade no atual fechamento, por questões políticas. Assim como ocorreu em 2010.
Empacado
Claudio Vereza (PT) cobra nas redes sociais a aplicação do decreto aprovado em 2014, quando presidiu a Assembleia Legislativa, que declara nulos atos que cassaram mandatos de deputados estaduais no período da ditadura militar. “Que se saiba, a Ales, até hoje, ainda não realizou a cerimônia de devolução simbólica dos mandatos cassados. Ainda está em tempo!”, completou o petista.
Segue…
Na época da aprovação, Vereza citou os casos de dos deputados estaduais Helsio Pinheiro Cordeiro, Dailson Laranja e José Ignácio Ferreira, cassados em 1969, e de Benjamim Carvalho de Campos, cassado em 1948.
De grão em grão…
A crise econômica passa longe do prédio localizado na Rua José Alexandre Buaiz, número 157, na Enseada do Suá, luxuoso bairro da Capital. É onde está sediado o Tribunal de Contas, que acabou de garantir o reajuste do auxílio-alimentação, que passa a ser de R$ 49,94, por dia. Antes o valor era de pouco mais de R$ 46.
140 toques
“Oportunista, o PSDB não larga o osso”. (Deputado federal Helder Salomão – PT – no Twitter).
PENSAMENTO:
“A habilidade pode te levar ao topo, mas é preciso caráter para te manter lá”. John Wooden