
O Sistema Guardião implantado ainda no primeiro mandato do governador Paulo Hartung (PMDB), e velho conhecido da classe política, nunca sai de cena. Desta vez, volta à tona por denúncias das entidades que representam a Polícia Civil no Estado, dispostas a passar a limpo a gestão de André Garcia na Secretaria de Estado de Segurança (Sesp). Essas categorias reivindicam um pedido de “de auditoria na caixa-preta do Sistema Guardião”. O que se comenta no meio é que as gravações estariam sendo vazadas para utilização em interesses avessos ao permitido. Quais? Isso mesmo, políticos. Este é um dos pleitos das entidades apresentados à Comissão de Segurança da Assembleia Legislativa, que já convocou o secretário para se explicar. Para quem não se lembra, o “pesadelo Guardião” também passou pela Casa no ano passado, quando Enivaldo dos Anjos (PSD) denunciou grampo a alguns deputados e pediu igualmente uma auditoria. Recado para André Garcia: “se correr o bicho pega”…
Pretensões
As categorias da PC também não estariam nada satisfeitas com a gestão de Garcia por priorizar sua promoção pessoal. Há inclusive comentários de que ele pode entrar na lista de pupilos de Hartung a alçar voos em disputas eleitorais. Seria em 2018, pelo próprio PMDB, atrás de uma cadeira na Câmara dos Deputados. Já vi filme bem parecido.
Favorecimentos
A executiva do PSDB em Vitória está na bronca com o presidente do diretório e candidato a vice na chapa de Lelo Coimbra (PMDB) à prefeitura, Wesley Goggi. Em nota de repúdio, seus integrantes o acusam de conduzir de forma “arbitrária, desigual e personalística” a divisão da grade das propagandas partidárias no rádio e na TV. Exigem, de imediato, que sejam feitas as devidas adequações.
Favorecimentos II
Essa divisão, como circula nos bastidores do ninho, beneficia o próprio Goggi e vereadores escolhidos por ele. Entre os principais prejudicados, estariam a vereadora Neuzinha Oliveira (candidata à reeleição) e Thomaz Tommasi. Só para comparar, a última proposta garantia 14 inserções do candidato Aloisio Varejão contra apenas três de Neuzinha – números dos próprios tucanos.
Correram
Tão lamentável como se negar a comparecer, é confirmar presença e faltar. Os candidatos a prefeito em Vitória Lelo Coimbra (PMDB) e Amaro Neto (SD) não perderam em nada para o prefeito Luciano Rezende (PPS) no descaso com os moradores do Centro e com os movimentos populares. Nenhum dos três foi ao debate organizado pela AMAcentro na noite dessa terça-feira (20), no Colégio Agostiniano, com transmissão pela Mídia Independente Ninja ES (foto abaixo).
Compromisso
Não por acaso, os únicos que responderam às perguntas da população e apresentaram suas propostas foram os candidatos de partidos com histórico de militância mais próximo da sociedade civil organizada: André Moreira (Psol) e Perly Cipriano (PT). Quem vê até pensa que não há inúmeras questões a se tratar e questionar sobre o Centro de Vitória – não, imagina!
Reações
Como nas redes sociais nada passa batido, desde então circulam vários memes sobre os faltosos. Imperdíveis, sempre.
Baixas socialistas
O deputado estadual Freitas (PSB) pediu licença do mandato, sem remuneração, para tratar de assuntos particulares entre 13 de setembro e dois de outubro. Neste caso, leia-se: eleições (Freitas é candidato a prefeito de São Mateus). Já o colega de bancada, Bruno Lamas, tirou licença de 45 dias para tratamento de saúde (sofreu uma queda e teve uma lesão no tendão). Na sessão dessa terça-feira (20), Lamas compareceu à sessão para “colaborar com o quorum”, mas…não teve votação!
Mistério…
Ainda na Assembleia, Padre Honório (PT) apresentou requerimento de informação aos secretários de Agricultura (Octaciano Neto) e de Meio Ambiente (Aladim Cerqueira) sobre os números deste ano do Reflorestar. Se existissem números como existe o marketing em cima do programa, hein…
Nas redes
“Candidatos a prefeito de Vitória que têm medo do povo da capital: Luciano Resende, Amaro Neto e Lelo Coimbra. Apenas Perly Cipriano e Andre Moreira tiveram respeito com os eleitores no único debate aberto com todos os candidatos realizado pela Associação de Moradores do Centro de Vitória – AMACentro”. (Professor da Ufes Maurício Abdalla – no Facebook).
PENSAMENTO:
“O castigo dos bons que não fazem política é ser governados pelos maus”. Platão