segunda-feira, junho 23, 2025
22.9 C
Vitória
segunda-feira, junho 23, 2025
segunda-feira, junho 23, 2025

Leia Também:

Tentação ou oportunidade

“Conhece-te a ti mesmo” e reconhece as suas forças e fraquezas. Usando esta máxima, o ideal é identificar primeiro as forças, porque a partir disso, naturalmente encontramos as fraquezas. Geralmente fazemos o oposto, o que prejudica no processo de motivação para empreender as mudanças comportamentais necessárias.
 
Será que vale a pena? Essa pergunta, aplicada previamente, pode frear os impulsos e evitar os consequentes sentimentos de arrependimento, de frustração e de impotência, que ainda colaboram para derrubar a autoestima.
 
Se acaso a fraqueza falar mais alto e acabar cedendo à tentação, calma, não é o fim de tudo. Mesmo assim, ainda será possível trabalhar pela redução de risco; ou seja, pelo menor “prejuízo” possível. Lembrando a importância de retomar a direção, imediatamente depois, mantendo o foco no objetivo, no caso das dívidas, o de reverter o endividamento e, de preferência, para sempre.
 
Para modificar uma realidade, um comportamento, um hábito identificado como problema, é preciso identificar os gatilhos que os “disparam”. Após identificá-los e, durante o período de início do tratamento, não se sinta “fraco” se optar por evitar lugares que lhe sejam tentadores, para não cair em novas ciladas e agravar a situação.
 
Se estiver modificando um comportamento para melhorar o estilo de vida, o ambiente também deve ser modificado, mas se a compulsão ainda for mais forte, então, afastar-se do que te ameaça, realmente, será o melhor.
 
Vale para os comedores compulsivos e as tentadoras praças de alimentação, para os alcoólatras e os bares, para os compradores compulsivos e os shoppings, principalmente, em época de liquidações.
 
E aí, o que você está disposto a fazer de diferente para mudar, para melhorar, para romper com o que está te prejudicando? Pense e aja, esta é a hora.
 
 

Ivana Medeiros Zon, Assistente Social, especialista em Saúde da Família e em Saúde Pública,Educadora Financeira, membro da ABEF – Associação Brasileira de Educação Financeira, palestrante, consultora, colunista do Portal EduFin www.edufin.com.br

https://sites.google.com/site/saudefinanceiraivanamzon/

Mais Lidas