A má fase do prefeito de Linhares, Guerino Zanon (MDB), tem deixado o campo aberto para a deputada estadual Eliana Dadalto (PTC) delimitar território político no seu reduto eleitoral. Adversários já conhecidos do mercado, a deputada sempre acompanhou com lupa a atual gestão de Zanon, fazendo críticas e propondo medidas, mas não tinha encontrado, até então, condições tão favoráveis como agora. Eleito de “lavada” em 2016, com 73,57% contra 14,38% de Eliana, e apoiado por uma ampla aliança de partidos, Guerino assumiu a prefeitura com imagem em alta e domínio total da Câmara de Vereadores. Tinha tudo para terminar o mandato sem ser incomodado. Mas começou a ter problemas com a base – agradar a gregos e troianos não é tarefa fácil – e, principalmente, com a população e os servidores. De uns tempos pra cá, Zanon vem acumulando desgastes, os mais recentes decorrentes da greve dos professores, iniciada nessa segunda-feira (23) após várias tentativas de negociação, e da imposição, sem diálogo, de um projeto de terceirização de praticamente todas as áreas de serviços no município, seguindo um modelo fracassado e alvo de sucessivas denúncias no âmbito do governo do Estado. Nos dois casos, Eliana Dadalto se fez presente em defesa da demanda da sociedade civil. Um passo adiante na consolidação de espaços na candidatura à reeleição, com prováveis reflexos na disputa de 2022.
Medidas
Sobre a greve dos professores, a deputada cobra que o prefeito cumpra a lei e efetive o Plano de Cargos e Salários do Magistério. Já na questão das terceirizações, ela protocolou representação contra Zanon no Ministério Público de Linhares.
Festa partidária
A deputada federal Renata Abreu (SP), presidente nacional do Podemos, se reuniu nesta quarta-feira (25) com a senadora Rose de Freitas e demais representantes da bancada. O encontro, além da pauta do Congresso, teria tratado também da realizaçãode um evento em Vitória para marcar a filiação de Rose. O prefeito de Viana e presidente da sigla no Estado, Gilson Daniel, aliado da senadora, participou do encontro em Brasília, que foi registrado nas redes sociais de Renata.
Bônus disputado
A propósito, Rose divulgou nesta quarta-feira, como vitória de sua interlocução, a autorização do Tribunal de Contas da União (TCU) para o início das obras do contorno do Mestre Álvaro (BR-101), que levaram a Brasília, nesta semana, o prefeito e aliado Audifax Barcelos (Rede). Do outro lado…
Bônus disputado II
…também apareceu o deputado federal Sérgio Vidigal (PDT), adversário de Audifax e aliado do governador Paulo Hartung, querendo parte do bolo. Ele divulgou agenda com o ministro do TCU, Augusto Sherman, que também teria sinalizado a confirmação das obras. Junto com ele, Marcus Vicente (PPS), que “está com tudo e não está prosa” no governo federal.
Providencial
A secretária de Educação de Vitória, Adriana Sperandio, comunicou de seu não comparecerimento à prestação de contas que faria na Câmara de Vereadores na noite desta quarta-feira (25). Ela alegou “impossibilidade devido a afastamento legal”. Com a decisão, evitou (ou correu?) encarar a mobilização dos professores programada para o evento. Gestão municipal está no olho do furacão.
Providencial II
No mesmo ofício, encaminhado ao vereador Roberto Martins (PTB), Sperandio pediu a remarcação da data. Depois que a poeira baixar – se é que vai baixar – de preferência, né?
Hã?
Por falar nisso, em discurso na sessão dessa terça-feira (24), o vereador Max da Mata (PSDB) usou a educação do governo como referência na área. Exaltou Hartung e o secretário Haroldo Rocha, segundo ele, por “cumprirem com suas obrigações com os professores, mesmo na crise”, e o projeto Escola Viva. Quem não conhece a realidade, que compre!
Detalhes 'bobos'
Faltou Max da Mata falar das mais de 40 escolas estaduais fechadas em dois anos, além de cursos noturnos; do sucateamento da Educação de Jovens e Adultos (EJAs); perseguições e demissões de profissionais em Designação Temporária (DTs); e unidades caindo aos pedaços. Um exemplo, sim, a não ser copiado.
Experiência
O jornalista e diretor-executivo da revista Carta Capital, Sérgio Lírio, realiza nesta sexta-feira (27), às 19h, na Câmara de Cariacica, palestra com o tema “Estratégias de Comunicação na Atualidade”. A convite do vereador André Lopes (PT).
PENSAMENTO:
“O homem torto não pode pensar reto”. Khalil Gibran